Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC)
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem voltado à Matemática pode ser permeado por diferentes abordagens educacionais. Dentre elas, destacam-se as Olimpíadas de Matemática que podem ter uma abrangência regional, nacional ou internacional. Estas competições tem ganhado destaque, pois caracterizam-se como um eficiente instrumento que, além de estimular os estudantes a resolver problemas novos e desafiantes, propiciando o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, agregam no currículo dos educandos, oferecendo oportunidades e favorecendo muitas vezes o ingresso em universidades e a conquista de bolsas integrais ou parciais de estudos. A partir desta perspectiva, com o apoio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realizou-se em 2017 a primeira edição da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), desenvolvida com o objetivo de incentivar o estudo da Matemática por parte dos alunos, colocar os professores do ensino fundamental e médio em contato com novas possibilidades de ensino da Matemática, influenciar na melhoria deste exercício e detectar jovens talentos. Com isso, a competição que é dedicada aos alunos de escolas do oeste de Santa Catarina, matriculados a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até estudantes de qualquer ano do Ensino Médio, além de realizar um prova em fase única, compreende a promoção de treinamentos que englobam a discussão e a resolução de exercícios previamente selecionados do site da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Acredita-se que estes treinamentos, que ocorrem nas escolas, na UFFS e na reitoria da UFFS, além de caracterizarem-se como um espaço de interação e troca de conhecimentos, que potencializa a aprendizagem Matemática e prepara os alunos para a prova, oportunizam que os educandos conheçam as dependências de uma Instituição de Ensino Superior. Em consequência da primeira edição, que contou com a participação de 329 alunos da educação básica, premiando 47 alunos de escolas públicas e particulares, com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, almeja-se que neste ano, a segunda edição da OMOC (Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense), mantendo a parceria construída em sua primeira edição possa crescer rumo ao sucesso e contribuir para o ensino da Matemática na rede regular, despertando um novo olhar para esta disciplina.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.