ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Laura Lange Biesek Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Graciela Soares Fônseca

Resumo

O curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, foi formulado num contexto de mudanças carreado pelo Programa Mais Médicos e pelas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse sentido, exige que os saberes docentes extrapolem o âmbito técnico-científico, tendo competências necessárias ao trabalho em grupo para operacionalizar as propostas do Projeto Político Pedagógico do curso permitindo, dessa forma, proporcionar integração de conteúdos e abranger diversas metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação, ao mesmo tempo que congloba saberes da experiência profissional à docência. Assim, logo após o início do curso, foi organizado um espaço de Educação Permanente, com apoio de uma docente do curso de pedagogia, objetivando problematizar as situações vividas no cotidiano e procurar formas de solucionar as dificuldades encontrados. A partir de 2017, novos docentes afiliaram-se ao curso, majoritariamente médicos, o que intensificou os desafios e motivou o grupo a desenvolver um Programa de Extensão que abarcasse todas as demandas que emergiram/emergem no processo. Esse trabalho objetiva relatar e descrever o Programa de extensão supracitado. A experiência anterior de Educação Permanente apresentou baixa adesão, fundamentada em pouca afeição em estratégias distintas de formação e sobrecarga laboral em outros locais, em se tratando dos professores médicos, conquanto teve a adesão dos profissionais de dedicação integral reduzida ao longo do tempo, consequente à quantidade de atribuições. Conseguinte a essa construção, espera-se possibilitar um espaço para debate de temas e desafios relativos ao processo pedagógico, favorecendo diálogo e troca entre docentes de forma a proporcionar soluções para problemas elencados ao longo do percurso no ensino; ao mesmo tempo, fornecendo um espaço para a construção de materiais de apoio aos professores, estimulando a cultura da educação permanente que permita o desenvolvimento de ações formativas capazes de contribuir com o processo de implantação, execução e avaliação do curso; enquanto promove encontros para socialização e divulgação de experiências. Extrapolando isso, procura-se identificar objetos de investigação passíveis de serem trabalhados em pesquisa, ensino e extensão; além de oferecer-se apoio aos ingressantes na carreira por orientações coletivas ou individuais, através de encontros regulares e sistemáticos onde se discutem teorias e metodologias. Outrossim, serão realizados cinco seminários anuais mediados por um professor especialista na temática escolhida, enquanto haverá confecção de materiais de apoio e sua disponibilização na página do Moodle “projetos”. Almeja-se, também, a formulação de um seminário regional sobre formação médica que permita a troca de experiências relacionadas aos desafios e estratégias de superação na implantação de novos cursos de medicina, tendo como público-alvo alunos e professores de medicina, bem como profissionais da saúde. O projeto deve ser submetido a avaliação frequente das atividades em todas as suas propostas, por meio de formulários, para que vá se desenvolvendo de acordo com as reivindicações apontadas por seus participantes. O foco de todas as ações é favorecer o diálogo e a troca entre docentes e discentes, permitindo a construção de um curso que propicie a formação de profissionais qualificados, considerando particularidades das várias situações individuais e coletivas a serem abordadas.

Biografia do Autor

  • Laura Lange Biesek, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

    Acadêmica da 7ª fase de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Bolsista UFFS extensão, edital 1098/2018

  • Graciela Soares Fônseca

    Doutora em Saúde Coletiva. Docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

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Publicado

08-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura