O TRABALHO COM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III

Autores

  • Édina Camargo UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Aline Goettems Gripa

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza-PR. O estágio foi realizado no mês de outubro de 2017, com os alunos do 9° ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Padre Reus - Ensino Fundamental e Médio da cidade de Pérola D’Oeste - PR. Nos foi proposto pela professora regente desenvolver o estágio com base no livro “Alice no País das Maravilhas”, sendo os conteúdos definidos para as 5 horas/aulas os seguintes: Leitura do Capítulo VII “Um chá maluco”; Interpretação e produção de uma história em quadrinhos. Buscando a participação e compreensão dos alunos acerca do tema, as aulas foram desenvolvidas da seguinte maneira: Primeiramente foi feito a contextualização dos alunos com a história, por meio de um breve resumo construído com os alunos, de forma oral. Dessa maneira, foi possível levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da história. Em seguida, o trabalho foi direcionado para o capítulo VII “Um Chá Maluco” do livro Alice no País das Maravilhas, por meio da leitura e análise do mesmo. A concretização do trabalho se deu mediante atividade de representação do capítulo em questão, em forma de uma história em quadrinhos. Como fundamentação teórica para o desenvolver do plano de aula utilizamos Renilson José Menegassi (2010), Vilson Jose Leffa (1996) e Roxane Rojo (s/d). O trabalho desenvolvido neste estágio teve como base a leitura e oralidade, criando uma interação do aluno de forma contínua, expondo sua compreensão seja por meio da oralidade ou dos desenhos. Ao final das atividades pode-se constatar um desfecho produtivo e significativo para ambas as partes.

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Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino