PEDAGOGIA PRISIONAL:

FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO?

Autores

  • Luciane Stahelski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Resumo

O presente resumo do artigo aborda o tema pedagogia prisional no Brasil, o qual teve por objetivo averiguar a eficácia da educação prisional, e identificar os direitos dos cidadãos que estão presos, além de analisar o que outros países desenvolvidos fazem para que não haja retorno dos apenados a cadeia, após ganhar sua liberdade. Neste sentido analisamos o que a Constituição prevê para estes cidadãos e o que realmente acontece nessas instituições, na qual foi realizada uma breve comparação entre o Brasil e os países europeus como Portugal, Suécia e Noruega visto que o índice de reincidência no mundo da marginalidade é muito pequeno. Acreditamos que, no atual momento da educação devido o aumento da criminalidade no Brasil, considera-se pertinente o estudo de como os presídios preparam seus detentos para o retorno a sociedade. Observada a necessidade de pesquisar sobre este assunto, visto que muitas vezes os infratores entram para o mundo da criminalidade devido à baixa expectativa em seu desenvolvimento social e não conseguem ver na educação básica uma oportunidade para este desenvolvimento. Percebe-se que muitas vezes a educação brasileira é excludente e não beneficia as pessoas de classe baixa. Sendo assim concluímos que o Brasil precisa repensar suas práticas educacionais para os presidiários, tendo em vista que a educação para esse grupo é necessária e urgente por ter a possibilidade de reintegração de maneira emancipada dessas pessoas no mundo social, fazendo-as adquirir conhecimentos, saberes e atitudes importantes para as suas vidas. Além da necessidade de formação e qualificação de profissionais para atuarem nesta área.
Palavras-chave: Educação. Pedagogia Prisional. Reinserção social.

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Publicado

24-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa