PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS:
“MASTER CHEFF: UM SABOR DIFERENTE DE APRENDER”
Resumo
O presente resumo apresenta a experiência do processo de Estágio Curricular Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, sob a orientação da professora Flávia Burdzinski de Souza. O referido estágio foi realizado em uma turma de segundo ano, com crianças de 7 e 8 anos de idade, em escola pública estadual da cidade de Erechim. O tema: “Master Cheff um sabor diferente de aprender” surgiu após realizar observações com a turma em situações de aprendizagens culinárias e em conversa com a professora regente, que pediu que fosse envolvido diferentes gêneros textuais no trabalho pedagógico do estágio. Atendendo aos interesses das crianças, procurou-se contribuir para a ampliação dos conhecimentos referentes a alimentação, ao preparo de receitas, a leitura, a interação grupal e a criatividade, pois acredita-se que as crianças precisam ser instigadas no processo de aprendizagem com assuntos que a mobilizem na busca pelo conhecimento e pelo entendimento sobre o mundo que o cerca. O projeto teve por objetivo desenvolver ações pedagógicas que incentivassem a curiosidade, a exploração, o questionamento e o conhecimento das crianças com diferentes gêneros textuais de maneira lúdica, por meio da exploração da culinária. Ao concluir o estágio em anos inicias fica a satisfação de dever cumprido, pois ao desafiarmos as crianças, nos desafiamos também, porque aprimoramos nossos conhecimentos e crescemos como futuras profissionais percebendo que é importante dar sentido a tudo àquilo que a criança está aprendendo. A importância de ser um professor- pesquisador também é um desafio, visto que o mesmo deve estar sempre em constante aperfeiçoamento de seus conhecimentos, por isso ao longo do estágio e mesmo após sua realização continuamos refletindo sobre as ações desenvolvidas.
Palavras-chave: Anos Iniciais. Estágio. Crianças. Desafio. Aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.