ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CRIANÇA, LUDICIDADE, MOVIMENTO E DESCOBERTAS DA NATUREZA: EXPLORANDO O ESPAÇO JARDIM

Autores

  • Luciane Stahelski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Resumo

: O presente resumo aborda o processo de Estágio Curricular Supervisionado, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, sob a orientação da professora Adriana Salete Loss. O referido estágio foi realizado em uma escola privada da cidade de Erechim, considerando a demanda da responsável da instituição, bem como as observações realizadas na escola de Educação Infantil. A primeira etapa do estágio constituiu-se das observações realizadas na escola para levantamento da demanda para organização do projeto de estágio. Sabendo que a aprendizagem ocorre por meio de descobertas, curiosidade e da interação com os sujeitos, torna-se imprescindível às situações de aprendizagens em que a criança possa experimentar, criar, construir e brincar livremente a fim de produzir seu próprio desenvolvimento, neste sentido originou-se o tema do projeto de estágio: “criança, ludicidade, movimento e descobertas da natureza: explorando o espaço jardim”, tendo as crianças como protagonistas da prática educativa por meio de brincadeiras que fizeram sentido na construção da aprendizagem das crianças. O principal objetivo do projeto foi promover ações pedagógicas que incentivassem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento e o conhecimento das crianças pelo mundo físico e social, ao tempo e à natureza, bem como, proporcionar vivências significativas que contribuam para apropriação de conceitos em diferentes áreas do conhecimento juntamente com o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança. Ao concluir o estágio em Educação Infantil fica a satisfação de dever cumprido, pois sabemos que o papel mais desafiador do professor é conseguir envolver e atrair todas as crianças para uma situação de aprendizagem, tendo a certeza de que nem sempre agradará a todos. Contudo, acredito que foi possível alcançar o objetivo maior, que era proporcionar às crianças propostas e situações de aprendizagens diferenciadas.

Palavras chave: Educação Infantil. Estágio. Brincadeiras. Aprendizagem.

Downloads

Publicado

04-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino