MONITORIA ACADÊMICA EM BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO: O PAPEL DA MONITORIA NA MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS

Autores

  • Calinca Skonieski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Carolina Santos Fernandes
  • Daiane Manica
  • Gabriela Sandri
  • Thiago Okagawa
  • Dalila Moter Benvegnú

Resumo

Resumo: O componente de Bioquímica Aplicada tem como finalidade familiarizar os acadêmicos aos processos metabólicos e aos mecanismos moleculares vitais do corpo humano. Porém, muitas vezes essa disciplina é destacada, pelos discentes, pela sua complexidade e não pela sua importância. Sendo assim, a monitoria ofertada pelo componente curricular se faz muito importante, uma vez que a atividade visa propiciar condições favoráveis e despertar o interesse dos discentes pelos componentes curriculares que envolvem a Bioquímica gerando assim maior reflexão e aprofundamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, na realização dos casos clínicos, que são ofertados como ferramenta de estudo além de contribuir para melhor aceitação do componente curricular. O estudo em questão teve como objetivo relatar a influência da monitoria no processo de aprendizagem, reafirmando o papel da mesma na melhoria do desempenho dos alunos que a utilizam. Para isso, mediante coleta de dados do diário de classe da docente do CCR, foram realizadas as médias aritméticas das notas finais dos alunos matriculados na terceira fase do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-PR durante o primeiro semestre letivo dos anos de 2017 e 2018 e quantificado a procura pela monitoria. Para análise dos dados foram aplicados testes de estatística descritiva e o teste T-student adotando-se um nível de significância de p<0.05. Os resultados demonstraram uma diferença estatística significativa, com aumento de 12,48% nas médias das notas das turmas em que os alunos mais frequentaram as monitorias. Este fato reafirma a influência positiva que a monitoria exerce sobre os alunos, uma vez que, permite integrar e facilitar os conteúdos de bioquímica com a complexidade humana e relacionar com a futura profissão dos alunos e monitores. Além do que, observa-se inclusive uma dupla troca de ensino e aprendizagem, assim como a possibilidade do monitor despertar para a docência.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Conteúdo Bioquímico

Categoria: Ensino
Área do Conhecimento: Ciências Biológicas
Formato: Comunicação Oral

Downloads

Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino