REFLEXOS DO MODELO FABRIL DE EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL SEMENTE DA CONQUISTA
Resumo
Resumo: O presente texto reflete a pesquisa em andamento do Trabalho de Conclusão do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR. Tem por objetivo analisar os reflexos do modelo fabril na Escola Estadual Semente da Conquista, que fica localizado no Assentamento 25 de Maio Município de Abelardo Luz/SC. A pesquisa é de natureza qualitativa dos dados, através de entrevistas semiestruturadas e observação. Percebe-se que a estrutura da escola é de certa forma planejada para a formação de uma padronização. Padronização esta que refere-se ao que é considerado padrão, ou ideal para as indústrias ou para o mundo do trabalho e, assim, gera uma “habilitação” para o mundo do trabalho, realizada nos indivíduos a partir do espaço escolar. Através da observação e da pesquisa feita faremos uma análise de como objetos, e espaços presente e visto como comum na estrutura de uma escola, como: muros, filas, horário, regras, o formato das janelas, as divisões do espaço (secretaria, sala de aula, cozinha, almoxarifado, e demais espaços). São tão importantes para a naturalização do espaço da fábrica. Então o projeto, vem em conta demonstrar quais são as reais funções de uma das instituições. Mais presente e importante em nossa vida. Assim pretende entender como a escola está presente, em nossos dias e como, coisas simples como uma janela, um muro, ou um sino para garantir os horários definem e mudam nossa condição de individuo relacionado ao mundo do trabalho. A pesquisa não é conclusiva.
Palavras chave: Modelo fabril. Estrutura escolar. Indivíduos.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.