ANALISE E REFLEXÃO DO PLANO POLITICO PEDAGÓGICO
ESCOLA ITINERANTE CAMINHOS DO SABER
Resumo
O presente trabalho realizado no tempo comunidade da 3ª fase do curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas, da UFFS/ Laranjeiras do Sul, orientado pelas disciplinas de Organização do Trabalho Escolar e Pedagógico, Estagio Curricular Supervisionado, Sociologia da Educação, Teorias da Aprendizagem e Escola e Educação do Campo, vendo a relação das teorias pedagógicas em relação ao Plano Político Pedagógico (PPP), tendo o objetivo de ver a sua influencia teórica dentro do ambiente escolar e o caráter exploratório que articulasse os conteúdos abordados nas disciplinas com a realidade do ambiente escola. Com a finalidade de entendemos a nossa realidade imediata, foi realizado um levantamento na Escola Itinerante Caminhos do Saber, no Acampamento Maila Sabrina, localizado no município de Ortigueira / PR que busca identificar a concepção de mundo dentro no PPP da escola e teoria pedagógica, o estudo e dividido em inicialmente aspectos históricos da comunidade pela conquista da terra pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e suas dificuldades enfrentadas, o histórico da escola com a conquista de uma escola com mais cointato a realidade dos acampados, educadores e funcionários com dificuldades no começo da conquista da Escola Itinerante e superações, Aspectos Sociais e Culturais devido ao envolvimento com a realidade do campo e econômico do acampamento e suas datas comemorativas pelo acampamento e a escola, o plano político pedagógico tendo uma compreensão pedagógica na forma de formação humana e social, o planejamento da escola de que forma que determinados assuntos são abordados perante o educando em relação com a educação do campo e a relação dos educandos com a escola, mostrando uma nova concepção de escola por entender a realidade do educando tendo a práxis definida por ciclos de formação humana dando aos mesmos o ponto de vista critico e a importância da relação do homem com a natureza na formação do sujeito do Campo.
Palavras-chave: Maila Sabrina, Caminhos do Saber, Escola Itinerante, Plano Político Pedagógico, Ciclos de Formação.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.