SERMÕES DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA
O ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia e os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado A lógica arquitetônica nos sermões de António Vieira, que fez parte das atividades desenvolvidas pelo professor coordenador do projeto, acadêmicos bolsistas e voluntários da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza, no último semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017, e, posteriormente, as ações foram desenvolvidas no projeto de pesquisa intitulado A arquitetura lógica e a construção retórica nos sermões do padre António Vieira, desenvolvido no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018. O presente projeto possibilitou, a partir da leitura e discussões coletivas sobre alguns dos sermões do Padre Antônio Vieira, a criação de histórias em quadrinhos, por meio do programa online Pixton, uma ferramenta de edição de quadrinhos que auxiliou para a construção deste material. Até o momento, sete HQs já foram confeccionadas, tendo como base: Sermão da Sexagésima, Sermões do Advento (conjunto de quatro sermões pregados em sequência em 1650), Sermão do bom Ladrão e o Sermão de Santo António aos Peixes, As releituras e adaptações caracterizaram-se enquanto materiais de leitura e pesquisa, reconstruindo os jogos lógicos e argumentativos do jesuíta luso-brasileiro, de modo a evidenciar a atualidade e riqueza existentes nesses textos. Salientamos que esse material de ensino e pesquisa pode ser utilizados como complemento do material didático para as aulas de Língua Portuguesa na escola. As histórias em quadrinhos foram divulgadas em um blog, intitulado vieiranaveia.blogspot.com, bem como de maneira impressa para os participantes do projeto e entregues na biblioteca da UFFS do Campus Realeza e nas bibliotecas de colégios da cidade de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Ampére, cidades localizadas no sudoeste do Paraná.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.