Representações Sociais e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Um estudo piloto
Resumo
Diante das mudanças ocorridas na sociedade e na educação, nas dimensões histórica, política, pedagógica e sociocultural, o atendimento educacional à criança pequena, no Brasil e no mundo, tem se constituído em um tema importante de pesquisa no campo científico, provocando a problematização das concepções de criança e infância, do currículo e do papel do professor da educação infantil. Este trabalho apresenta o resultado parcial do estudo piloto da pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: uma perspectiva psicossocial com base em observação de segunda ordem”, que faz parte de um projeto maior intitulado “Compreensões da prática pedagógica na educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”. Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado, no Brasil, por Lenira Haddad, que se constitui em um estudo piloto com vistas à apropriação de um método denominado SOPHOS (Second Order Phenomenological Observation Scheme), que foi desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (Hansen; Jensen, 2004). A metodologia SOPHOS consiste na observação e registro feitos pelo pesquisador das reações e falas dos participantes de grupos focais enquanto observam e discutem diferentes práticas pedagógicas previamente videogravadas (observações de segunda ordem). O objetivo principal deste estudo é compreender como as tomadas de posição em relação às práticas pedagógicas são orientadas pelas representações sociais referentes à Educação Infantil. Nesta apresentação serão mostrados os resultados preliminares obtidos no estudo piloto, no qual o grupo focal foi realizado com quatro acadêmicas da nona fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. As discussões do grupo focal foram transcritas gerando dados qualitativos, que foram analisados e interpretados pela pesquisadora de acordo com o referencial teórico adotado. Os principais temas identificados na discussão do grupo focal também surgiram nos estudos realizados pelos parceiros de pesquisa de outras universidades: concepções de infância e de criança; aspectos do currículo ligados a tempo e espaço; gênero; papel dos professores de Educação Infantil. A tensão autonomia X disciplinarização é determinante das tomadas de posição dos participantes em relação às temáticas abordadas.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.