Representações Sociais e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Um estudo piloto

Autores

  • Simone Mello Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro

Resumo

Diante das mudanças ocorridas na sociedade e na educação, nas dimensões histórica, política, pedagógica e sociocultural, o atendimento educacional à criança pequena, no Brasil e no mundo, tem se constituído em um tema importante de pesquisa no campo científico, provocando a problematização das concepções de criança e infância, do currículo e do papel do professor da educação infantil. Este trabalho apresenta o resultado parcial do estudo piloto da pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: uma perspectiva psicossocial com base em observação de segunda ordem”, que faz parte de um projeto maior intitulado “Compreensões da prática pedagógica na educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”. Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado, no Brasil, por Lenira Haddad, que se constitui em um estudo piloto com vistas à apropriação de um método denominado SOPHOS (Second Order Phenomenological Observation Scheme), que foi desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (Hansen; Jensen, 2004). A metodologia SOPHOS consiste na observação e registro feitos pelo pesquisador das reações e falas dos participantes de grupos focais enquanto observam e discutem diferentes práticas pedagógicas previamente videogravadas (observações de segunda ordem). O objetivo principal deste estudo é compreender como as tomadas de posição em relação às práticas pedagógicas são orientadas pelas representações sociais referentes à Educação Infantil. Nesta apresentação serão mostrados os resultados preliminares obtidos no estudo piloto, no qual o grupo focal foi realizado com quatro acadêmicas da nona fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. As discussões do grupo focal foram transcritas gerando dados qualitativos, que foram analisados e interpretados pela pesquisadora de acordo com o referencial teórico adotado. Os principais temas identificados na discussão do grupo focal também surgiram nos estudos realizados pelos parceiros de pesquisa de outras universidades: concepções de infância e de criança; aspectos do currículo ligados a tempo e espaço; gênero; papel dos professores de Educação Infantil. A tensão autonomia X disciplinarização é determinante das tomadas de posição dos participantes em relação às temáticas abordadas.

Biografia do Autor

  • Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1980), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em Psicologia pelo Institute of Education- University of London (1999) e realizou o estágio sênior pós-doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Univeridade Aix-Marseille (Aix-En-Provence) (2014-2015). É professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, onde foi diretora de pesquisa de 2010 a 2013 e atualmente é Assessora Especial do Reitor para Assuntos Internacionais. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, leciona disciplinas do campo da Psicologia da Educação, da Educação Infantil, da Alfabetização e/ou da Metodologia de Pesquisa, no curso de Pedagogia e outras licenciaturas. Foi membro titular do Comitê Assessor de Pesquisa e suplente do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos) de 2011 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade, da Fundação Carlos Chagas, o qual abriga a cátedra da UNESCO em profissionalização docente, onde participa de um projeto internacional de pesquisa com o tema Representações Sociais do Trabalho Docente. Possui experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Temas prioritários de pesquisa: educação infantil, representações sociais, alfabetização, desenvolvimento infantil e aprendizagem.

     

    Informações coletadas no Lattes (14/08/2018)

    Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3305844806712919

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Publicado

06-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa