O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DIANTE DE QUESTÕES LINGUÍSTICAS E SOCIAIS

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Alexandre Zagonel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves
  • Jeize de Fátima Batista
  • Juliane Baum Flores

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de investigar como a temática da variação linguística é trabalhada pelo professor de Língua Portuguesa, tendo em vista um contexto de prescrições, de representações diversas e de trabalho real que perpassam a prática desse profissional. Para tal análise, faremos uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2007, 2009, 2009a) e Machado e Bronckart (2004, 2009). A vinculação à teoria justifica-se pelo fato de entendermos a linguagem como uma forma de produção social a qual permite aos homens desenvolverem representações a respeito do meio em que estão inseridos, assim como intervirem nesse ambiente, modificando-o e a si mesmo. Além do mais, por apresentarmos, em consonância com Machado et al (2009, p. 17), uma posição contrária a um “discurso generalizador, ideologicamente marcado, que considera o professor como um ser a quem sempre 'falta' algo”, e que lhe nega o papel de protagonista da atividade de ensino que desempenha. Por fim, por acreditarmos que, na realidade, é preciso ter mais conhecimento sobre o trabalho docente, antes de qualquer tipo de avaliação. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, conforme Machado (2009), para compreendermos o trabalho docente é necessário tomar como objeto de análise não as condutas diretamente observáveis desses profissionais, mas os textos que são produzidos acerca dessa atividade. No caso específico, analisaremos como os textos produzidos sobre o ensino de variação linguística podem auxiliar não só a compreender o trabalho do professor de Língua Portuguesa, como também enfrentar a problemática do preconceito linguístico no ambiente escolar. Nesse sentido, os sujeitos da pesquisa são professores de Língua Portuguesa. Analisaremos um questionário (denominado Diagnóstico) o qual tenha como conteúdo temático principal o ensino de variação linguística. Primeiramente, realizaremos uma análise pré-textual, a qual focalizará a investigação do contexto sociointeracional mais amplo e a análise da situação de produção de linguagem. Em um segundo momento, trataremos da análise textual a partir de três níveis: o organizacional, o enunciativo e o semântico. Nessa perspectiva, buscaremos observar, a partir do ISD, as relações entre linguagem e trabalho docente que ocorrem em um contexto discursivo, no qual se desenvolvem atividades sociais, atividades de linguagem e ações de linguagem. Focalizaremos, nesse sentido, as (re)configurações sobre o trabalho com ensino de variação linguística nas aulas de língua materna. Acreditamos que a análise dos dados permitirá não só visualizarmos questões importantes sobre aspectos relacionados ao trabalho do professor de Língua Portuguesa com relação à temática da variação linguística, como também possibilitará compartilhar com os docentes envolvidos na pesquisa os resultados, propiciando um contexto de reflexão crítica coletiva sobre o tema da variação, da heterogeneidade linguística e da relação língua e sociedade.

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Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa