A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS
Resumo
Neste relato em forma de narrativa apresento uma síntese da experiência que tive durante o componente curricular do Estágio Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, o qual cursei durante o primeiro semestre de 2018. A narrativa provém das dificuldades que tive durante o período do estágio, sobretudo no que diz respeito à carreira de professor. Foi um período que me fez refletir todos os aspectos da minha formação, desde a minha escolha profissional (até a dúvida se seguiria nela), todo o conhecimento das áreas específicas adquiridas durante o curso, como também a prática didática envolvida para o ensino desse conhecimento. Além dos aspectos negativos que me inspiraram a fazer este trabalho, também ressalto os aspectos positivos que o estágio em docência proporciona para os licenciandos, auxiliando na construção da identidade profissional, da sua própria autonomia e o sentimento de pertencimento à classe docente. Dentre os aspectos negativos que puseram à prova a minha opção profissional pela docência, destaco a indisciplina dos alunos, juntamente com a minha falta de autonomia/autoridade em sala de aula. A falta de autonomia gera ao longo de todo o trabalho docente uma série de inseguranças, como a falha na construção da identidade profissional, dificultando todo o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Entre os aspectos positivos que o estágio supervisionado proporciona e que são importantes ao longo de todo o processo de formação inicial são a imersão do futuro professor no ambiente escolar, o convívio com os professores experientes e a relação de professor-aluno que é possível ser construída. Esta última teve espaço importante dentro da minha experiência, pois foi ela que me auxiliou na construção da minha própria identidade profissional, me ajudou a entender a realidade de meus alunos e com isso, fez melhorar a minha prática docente, superando os obstáculos iniciais que existiam até então. Entre os aspectos que poderiam ser melhorados eu destaco a questão do intercâmbio entre universidade e escola. A troca de experiência entre professor experiente e professor em formação inicial é importante para a construção da identidade e superação das inseguranças iniciais. Não existindo o suporte necessário para essa troca, o licenciando acaba tendo dificuldades em seu primeiro contato com a sala de aula. Nesse sentido, Universidade e Escola poderiam trabalhar juntas para auxiliar os professores regentes a darem um apoio maior a seus estagiários. Finalmente, o Estágio Supervisionado é uma etapa importante na vida do licenciando, pois proporciona a imersão do docente em formação inicial na vida escolar e tem a oportunidade de conhecer a realidade tal como ela é. Com alguns ajustes nos componentes curriculares de estágios e estaremos formando professores melhor capacitados a fim de melhorar a educação básica do Brasil.
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