MONITORIA EM SAÚDE COLETIVA COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Resumo
Mais do que simplesmente um componente curricular (CCR), a Saúde Coletiva representa um conjunto de saberes fundamentais para todos os profissionais da saúde. No caso da graduação em medicina, é eixo estruturador do projeto pedagógico, ajudando na promoção de uma formação em que a humanização esteja em conjunto ao desenvolvimento científico e tecnológico, e onde o objeto da prática médica seja a necessidade de pessoas e comunidades. Entretanto, ao apresentar diversas estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem pode tornar-se um grande desafio. Este trabalho trata-se de um relato de experiência da criação e das primeiras atividades da monitoria acadêmica dos componentes curriculares de Saúde Coletiva I, III, V e VII. O projeto foi escrito pelas professoras orientadoras e submetido e aprovado ao edital nº 04/PROGRAD/UFFS/2018. A partir disto, foi realizada a seleção de monitores, com base na análise de currículo escolar (histórico de graduação), entrevista e prova escrita. Por fim, foram selecionados dois monitores para atuar no período de agosto de 2018 a julho de 2019. As atividades projetadas para as monitorias incluem contribuições para as atividades de planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação do CCR; apoio aos discentes vinculados em seus estudos, na preparação das vivências e socializações, portfólios, etc; realizar atividades de formação, leituras e estudos relacionados à monitoria e iniciação à docência, com foco especial no ensino de Saúde Coletiva nos novos cursos de medicina; entre outros. Ainda, pretende-se possibilitar a realização de atividades diferenciadas, como simulados com discussões de questões de concursos e residências, com vistas a preparar e estimular os educandos. O exercício da monitoria facilita a construção e consolidação do vínculo entre docentes e discentes, promove espaço oportuno para a troca de saberes, favorecendo um espaço de aprendizagem que, nesse contexto, tem a possibilidade de estimular a formação de pensamento crítico-reflexivo a partir do compromisso com uma educação libertadora. Além disso, tem o papel de ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e para os acadêmicos monitores possibilita a aproximação com a prática docente, ao tempo em que estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais. Por fim, a prática da monitoria é uma atividade importante para educadores e educandos, representando um ambiente de ensino, aprendizagem, crítica e reflexão.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.