MONITORIA EM SAÚDE COLETIVA COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Lilian Baseggio Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó
  • Venir Guilherme Baldissera
  • Jane Kelly Oliveira Friestino
  • Agnes de Fátima Crunivel
  • Maíra Rossetto
  • Graciela Soares Fonsêca

Resumo

Mais do que simplesmente um componente curricular (CCR), a Saúde Coletiva representa um conjunto de saberes fundamentais para todos os profissionais da saúde. No caso da graduação em medicina, é eixo estruturador do projeto pedagógico, ajudando na promoção de uma formação em que a humanização esteja em conjunto ao desenvolvimento científico e tecnológico, e onde o objeto da prática médica seja a necessidade de pessoas e comunidades. Entretanto, ao apresentar diversas estratégias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem pode tornar-se um grande desafio. Este trabalho trata-se de um relato de experiência da criação e das primeiras atividades da monitoria acadêmica dos componentes curriculares de Saúde Coletiva I, III, V e VII. O projeto foi escrito pelas professoras orientadoras e submetido e aprovado ao edital nº 04/PROGRAD/UFFS/2018. A partir disto, foi realizada a seleção de monitores, com base na análise de currículo escolar (histórico de graduação), entrevista e prova escrita. Por fim, foram selecionados  dois monitores para atuar no período de agosto de 2018 a julho de 2019. As atividades projetadas para as monitorias incluem contribuições para as atividades de planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação do CCR; apoio aos discentes vinculados em seus estudos, na preparação das vivências e socializações, portfólios, etc; realizar atividades de formação, leituras e estudos relacionados à monitoria e iniciação à docência, com foco especial no ensino de Saúde Coletiva nos novos cursos de medicina; entre outros. Ainda, pretende-se possibilitar a realização de atividades diferenciadas, como simulados com discussões de questões de concursos e residências, com vistas a preparar e estimular os educandos. O exercício da monitoria facilita a construção e consolidação do vínculo entre docentes e discentes, promove espaço oportuno para a troca de saberes, favorecendo um espaço de aprendizagem que, nesse contexto, tem a possibilidade de estimular a formação de pensamento crítico-reflexivo a partir do compromisso com uma educação libertadora. Além disso, tem o papel de ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e para os acadêmicos monitores possibilita a aproximação com a prática docente, ao tempo em que estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais. Por fim, a prática da monitoria é uma atividade importante para educadores e educandos, representando um ambiente de ensino, aprendizagem, crítica e reflexão.

Biografia do Autor

  • Lilian Baseggio, Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó

    Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Voluntária do projeto de pesquisa "Características dos Partos em Hospital de Referência de Chapecó-SC". Monitora bolsista de genética e embriologia para os cursos de Enfermagem e Medicina da UFFS. Presidente da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM - UFFS). Vinculada ao grupo de estudos Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS).


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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino