PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE
UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE UM CURSO DE LETRAS
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar resultados parciais da pesquisa intitulada “Gêneros da esfera acadêmica” - aprovada pelo Comitê de Ética, conforme Parecer nº 2.769.256. Essa pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos da Enunciação do Círculo de Bakhtin e o intuito da investigação é analisar as capacidades de linguagem que os acadêmicos ingressantes de um curso de Letras, licenciatura, apresentam sobre os gêneros discursivos-textuais da esfera acadêmica. Dada essa contextualização, para esse momento, nossa finalidade consiste em apresentar resultados preliminares, visando refletir sobre a prática social de produção de resumos na esfera acadêmica. Para tanto, salientamos que a coleta de dados teve início no segundo semestre de 2018, abrangendo acadêmicos matriculados em duas turmas das fases iniciais de um curso de licenciatura em Letras, de uma universidade Pública. Para coleta de dados, o grupo de investigados responderam a um questionário previamente estruturado, composto de 7 perguntas, o qual teve por finalidade a identificação e a caracterização dos colaboradores; e produziram um resumo informativo, a partir da leitura de um artigo científico da área de formação, sendo esse segundo instrumento de coleta utilizado para análise das capacidades de linguagem. Como critério de análise da produção textual, levamos em consideração: o conteúdo temático; a estrutura composicional; e o estilo que caracterizam o gênero resumo informativo. Vale observar que ainda é necessário aplicar os instrumentos de coleta de dados com a segunda turma, atividade prevista para ocorrer ainda neste semestre de 2018. Ainda no que refere-se ao andamento da pesquisa, salienta-se que leituras acerca do tema estão sendo realizadas, principalmente, para compreensão das características do gênero resumo. A princípio, parte-se do pressuposto que esse gênero é um projeto/necessidade de dizer da esfera escolar e acadêmica. Entretanto, já considera-se que o campo da comunicação humana pode implicar em mudanças da estrutura composicional e estilística do gênero. Ademais, além de ser um significativo objeto de estudo de fenômenos de intertextualidade e interdiscursividade, consideramos ainda que o resumo é uma atividade de retextualização que demanda de seu escritor o desenvolvimento de capacidades de leitura, de síntese, de seleção/organização de informações e de paráfrase para construção de um enunciado coeso e coerente ao texto-fonte.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.