A ESCOLHA PELA PEDAGOGIA E A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DOCENTE: UM ESTUDO COM JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFFS/ERECHIM.
Resumo
Resumo: Normalmente encontramos um número significativo de mulheres atuando como professoras da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Esse quantitativo também é percebido nos cursos de graduação em pedagogia, onde a presença feminina prevalece. Assim sendo, pretendemos com a presente pesquisa investigar os motivos que levaram um grupo de jovens universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim a escolherem esta profissão, bem como, buscaremos analisar de que forma o fato de serem homens interferiu nessa escolha, e pode vir a influenciar a atuação no campo educacional. De forma específica pretendemos realizar um levantamento bibliográfico, acerca das publicações já realizadas sobre o presente tema, visando a melhor compreensão de conceitos e achados empíricos importantes para a presente pesquisa; Investigar os desafios, preconceitos e dilemas vividos no processo de escolha pela docência e na construção da identidade profissional por esses sujeitos, tendo em vista sua condição de gênero; Compreender o que os participantes da pesquisa entendem por “ser homem”, e a partir desta percepção entender de que maneira suas masculinidades são percebidas e entendidas no curso de Pedagogia em que estão inseridos; Investigar as aproximações que os participantes da pesquisa tem estabelecido com a educação enquanto campo de atuação profissional, buscando analisar as possibilidades e limites que eles enquanto homens vislumbram para o exercício da profissão docente. Para tanto, o caminho metodológico a ser percorrido será de natureza qualitativa, onde realizaremos um estudo bibliográfico sobre o tema abordado e também uma pesquisa empírica com jovens do sexo masculino que estão inseridos no curso de graduação em Pedagogia pela UFFS/ Campus Erechim, utilizando entrevistas e o grupo focal para a obtenção de dados. Os resultados são parciais, visto que a pesquisa ainda não está concluída. Os dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica realizada até o momento, permitem concluir que a desigualdade de gêneros encontrada em nossas escolas ainda é pouco debatida nas escolas e carece de estudos que abarquem essa problemática em nível local.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.