VER-SUS PASSO FUNDO 2018
CONHECENDO A REDE E COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS
Resumo
Em um momento em que o Brasil passa por reduções orçamentárias na área da saúde e educação fazer a defesa do SUS é fundamental para promover a garantia da oferta de saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros. Sendo assim, para que essa defesa seja eficiente faz-se necessário que os profissionais da saúde conheçam a rede pública em seus diversos segmentos de atuação, e para propiciar aos estudantes de graduação de todas as áreas um espaço para a reflexão teórico-vivencial sobre as práticas de saúde e compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes foi criado em 2003 o VER-SUS/Brasil, um programa de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. Em 2018 aconteceu a terceira edição do VER-SUS Passo Fundo, na qual 29 participantes puderam percorrer partes da rede pública de saúde da cidade e região, com dedicação voltada à atenção básica, ao controle social e a gestão e organização da rede. Os participantes passaram sete dias acampados na Universidade de Passo Fundo, com atividades nos três períodos do dia, estas foram organizadas pelos próprios participantes que tiveram a liberdade de discutir diversos temas pertinentes para a prevenção e promoção da saúde, abordando os obstáculos em formar equipes multidisciplinares com capacidade integrar as áreas de conhecimento não apenas no atendimento direto a população, mas também na interligação dos serviços, tendo em vista que a falta de conexão direta entre eles apresenta-se como um dos problemas na continuidade da atenção, pautando inclusive a educação popular em saúde e a importância e desafios de incluir a população no processo do fazer saúde. Compartilhar experiências dentro da rede de modo interdisciplinar dá a cada estudante a oportunidade de construir conhecimentos sobre diversas áreas a fim de ter a condição de prestar um serviço integral ao paciente e de trabalhar com gestão, por saber todas as possibilidades dentro do sistema. O grande diferencial do programa é oportunizar a tomada pelos estudantes da responsabilidade de serem atores sociais na luta pela melhoria do SUS e da saúde no país.
Palavras-chave: Saúde Pública. Política de saúde. Educação permanente.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.