ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jonas Antonio Bertolassi Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim
  • Flávia Burdzinski de Souza

Resumo

Resumo: Considerando a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão, compreende-se que o estágio curricular obrigatório é um momento formativo do processo de graduação em Licenciatura em Pedagogia, que proporciona experienciar os conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos durante a graduação, bem como refletir sobre as diferentes práticas e metodologias, buscando estratégias para melhorar a qualidade educacional. Diante disso, este trabalho, tem como objetivo compartilhar a experiência, referente ao processo de estágio curricular supervisionado, da disciplina de “Estágio Curricular Supervisionado: Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrado e orientado pela professora Flávia Burdzinski de Souza, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, no semestre 2018/1, no curso de licenciatura em Pedagogia. O objetivo desse estágio foi possibilitar a prática pedagógica e reflexão sobre conhecimentos teórico-práticos referentes às ações pedagógicas, buscando compreender a realidade escolar e contribuir para uma prática de ensino transformadora. Sob uma perspectiva metodológica, o estágio foi desenvolvido com crianças de 7 e 8 anos, de uma turma do segundo ano, dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, localizada na área rural do município de Erechim. O estágio iniciou com o processo de observação e monitoria, que totalizaram um período de quinze dias. Neste período foi possível conhecer a escola, a turma e levantar a temática do estágio proveniente dos anseios e inquietudes das crianças sobre a alimentação saudável. Assim, com o intuito de abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, de maneira interdisciplinar, enfatizando os benefícios e malefícios dos diferentes tipos de alimentos para a saúde, o tema gerador do estágio apresentou-se como: “Alimentação saudável e interdisciplinaridade nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: um estudo sobre os alimentos e os reflexos dos hábitos alimentares no condicionamento da saúde corporal”. As intervenções foram desenvolvidas em um período de dez dias consecutivos, por meio de situações de aprendizagens planejadas a partir da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), visando atender e desenvolver as especificidades do currículo escolar do segundo ano do ensino fundamental, bem como desenvolver estratégias interdisciplinares entre as diferentes áreas do conhecimento. Em relação aos resultados, todas as situações de aprendizagem atenderam os objetivos que lhes foram atribuídos, de modo concomitante com as potencialidades da turma. As crianças foram recíprocas em relação às propostas, se envolveram, a cada aula vinham com entusiasmo e expectativas, traziam dúvidas, questionamentos, apresentavam seu ponto de vista. Além desse entusiasmo, outro ponto positivo que possibilitou o sucesso da prática foi o número reduzido de crianças, como a turma era composta somente de oito crianças, era possível oferecer um atendimento mais individualizado, bem como conhecer e incentivar as especificidades e potencialidades que cada criança necessitava. Contudo, esse estágio possibilitou a inserção no ambiente escolar por meio dos princípios da educação dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando o enlace destes com os princípios e práticas didático-pedagógicas que visam a educação emancipatória, a fim de tornar o ambiente escolar mais harmonioso e promissor, assim como, promover o desenvolvimento integral da criança como futuro sujeito ativo na sociedade contemporânea.

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Publicado

11-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino