A DIVERSIDADE NA GEOGRAFIA DOS BRASILs: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PARQUE ESTADUAL ILHA DO CARDOSO-SP
Resumo
O presente resumo trata-se da elaboração de uma prática pedagógica, resultado da experiência de trabalho de campo na Ilha do Cardoso localizada no municipio de Cananéia-SP, para a CCR de Geografia do Brasil ministrada pelo Prof. Dr. Reginaldo Souza no segundo semestre de 2017. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso trata-se de uma das Unidades de Conservação da ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), com mais de 15 mil hectares, fora instituída pelo Decreto Estadual n 40.319, em 1962 transformando-a de ilha marítima – dotada de expecionais atributos socionaturais a um Parque Estadual. A partir dos elementos geográficos levantados em campo bem como a aproximação com os caiçaras da comunidade Maruja e o diálogo com o secretário de educação de Cananéia, pensamos que seria interessante nos preparar previamente para o campo através de materiais de apoio, a fim de estimular o diálogo com os moradores da Ilha, rompendo com uma tendência unilateral, entre nós universitários e as comunidades locais. Por consequência, propusemos essa prática pedagógica de forma a enquadrar o máximo de possibilidades de conteúdos geográficos, tanto da perspectiva epistemológica, quanto naturais e-ou sociais, de forma que possibilitasse o Ensino de Geografia para a comunidade atrelada a sua relação local-global, e principalmente, num ensino mais crítico e condizente a proposição de uma educação ambiental e aproximação entre os sujeitos que habitam este lugar. No que confere aos aspectos epistemológicos, utilizamo-nos o modelo GTP (Geossistema, Território e Paisagem); dentre os aspectos naturais: composição biótica e abiótica presentes na formação do Geossistema da Mata Atlântica composto por Geótopos: mangue, restinga e floresta ambrófila densa. Entre os aspectos sociais, ressaltamos os sujeitos que compõe as relações, entre eles: comunidades caiçaras, indígenas Guarani Mbya, Gestão/Legislação ambiental e o turismo.
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