SELEÇÃO NATURAL E ALTERNATIVAS PARA A ADAPTAÇÃO
Resumo
Esse relato de experiência é resultado de vivencias no estágio em ensino de ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS, em consonância com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. José Schardong, na cidade de Cerro Largo – RS. O referido relato faz parte do plano de Ensino de Ciências e Biologia com o conteúdo de evolução dos seres vivos. Durante a aula, realizou-se algumas reflexões a respeito do desenvolvimento morfológico dos animais, adaptações ao meio ambiente, sobrevivência, e a importância da evolução dos organismos e como a genética contribuíu para uma melhor conquista do ambiente. Após este tempo, foi realizado uma dinâmica com lâminas de Slides, onde cada lâmina havia um animal em seu habitat natural, e de acordo com a coloração de cada animal, o mesmo poderia se camuflar no meio em que vivia, desta maneira o aluno tinha que encontrar o animal e descrever as situações de sobrevivência e alguns aspectos da evolução que houve com este animal, comparando-o com algum outro animal do mesmo nicho ecológico. Os alunos observaram que alguns destes animais adquiriram características semelhantes com o meio ambiente, e que mediante a seleção natural puderam sobreviver na natureza com uma maior probabilidade de gerar descendentes e consequentemente passar estas mudanças para sua prole. Assim, as dinâmicas em sala de aula potencializam o aprendizado de Ciências e auxiliam para uma melhor abstração do que está sendo ensinado. Constatei que a atividade que relatei pôde auxiliar no processo de formação dos saberes científicos e também contribuir para um melhor entendimento a respeito dos vocabulários da biologia, evidenciando, que é possível aprender de maneira lúdica, com a utilização de imagens nas dinâmicas em sala de aula.
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