MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA REGIÃO DA AMAU/RS ENTRE 1980 A 2018

Autores

  • Susiane Maria Bampi UFFS Erechim

Resumo

Resumo: A pesquisa em andamento tem como pressuposto que a construção da profissão docente se dá ao longo da trajetória de vida, das experiências formativas e pedagógicas que o professor agrega desde a sua imersão no mundo escolar enquanto estudante. E dessa forma a experiência profissional se torna um elemento decisivo e constitutivo da formação docente. Este estudo objetiva investigar e analisar por meio das memórias dos primeiros professores em exercício, quais são as suas experiências formativas e pedagógicas no período de 1980 a 2018 na região da AMAU/RS bem como, evidenciar como está se constituindo a formação e a profissão docente neste período. A investigação é de caráter qualitativo e quantitativo, e orienta-se pelo enfoque exploratório descritivo e interpretativo, mediante pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, tendo como universo a ser pesquisado as escolas públicas estaduais mais antigas localizadas nos municípios pertencentes a região do Alto Uruguai, cujos sujeitos que farão parte da coleta de dados por meio de entrevistas narrativas das suas histórias de vida são os professores mais antigos em exercício, que ingressaram a partir de 1980 nas respectivas escolas localizadas nos municípios emancipados após este ano. A identificação, a caracterização e análise dos elementos pertencentes às memórias e experiências formativas e pedagógicas apresentam-se como possibilidades fundamentais para a escolha e para a constituição da formação e da profissão docente. Os estudos realizados até o presente estágio da pesquisa revelam que estamos vivenciando um momento em que se faz relevante repensar a formação docente como um processo permanente, que ocorre ao logo da trajetória de vida de cada um, compreendendo-a dentro de um contexto histórico, social, econômico, político e cultural, com intencionalidade educativa e formativa. As escolas não estão isoladas do restante da sociedade, da mesma forma que o contexto escolar em que o professor está inserido também exerce interferência nas suas práticas, ações e modos de ver e agir sobre o mundo que está ao seu redor. E, a formação inicial e continuada dos professores, é considerada como uma das possibilidades de valorização do professor e de novos caminhos para o exercício profissional no que tange, muitas das atuais condições de formação profissional do professor e suas implicações na construção da docência no presente período. O estudo almeja contribuir na construção histórica e social crítica da constituição da formação e da profissão docente dentro de um recorte espacial e temporal, por meio da criação de um acervo histórico, documental e fotográfico que será disponibilizado para a comunidade geral e acadêmica por meio de um e-book, o qual possibilitará um olhar mais amplo para repensar e planejar ações na perspectiva de valorização e qualificação docente na esfera regional.

 

Palavras-chave: Construção. Formação. Profissão docente.

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Publicado

02-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa