ABORDAGEM EDUCACIONAL DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA HOMEOPATIA
Resumo
A identidade do professor é construída no decorrer de sua vida, através de suas experiências, sejam elas das certezas ou das incertezas. É de grande importância que o educador reconheça o papel da educação, buscando formas alternativas de promover uma educação que cumpra seu papel social, a partir de propostas temática inovadoras. Desenvolvemos neste trabalho uma temática, voltada para a compreensão das funções orgânicas, através da homeopática. A proposta foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Doze de Novembro - Médio e Profissional, no do componente curricular de Estágio Supervisionado II - Ensino Médio (ECS). A proposta foi desenvolvida sob a perspectiva da Pedagogia Histórico - Crítica (PHC), com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A realização da proposta ocorreu, em cinco etapas, compreendida pela PHC, como: Prática social inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática social final. No primeiro momento da proposta foram elencadas as concepções prévias dos alunos a respeito da homeopatia, através de um questionário descritivo, que abordou pontos como: o conhecimento da homeopatia, entendimento da homeopatia e compreensão da forma de preparo dos medicamentos homeopáticos. No segundo momento, ocorreu o diálogo e a problematização das ideias prévias dos alunos e um artigo referente a temática. O terceiro momento da proposta foi realizado através de uma aula expositiva dialogada, nela foram abordados conceitos homeopáticos e químicos, a historicidade da homeopatia, diluições homeopáticas, funções orgânicas, propriedades químicas das funções orgânicas, impactos sociais, entre outros, e também foi realizada uma atividade prática de extração de óleo essenciais e a produção de um medicamento hipotético, a partir do capim-limão, muito utilizado no cotidiano dos alunos no preparo de chás. O quarto e quinto momentos, foram realizados através de uma avaliação descritiva que abordou conteúdos químicos como: identificação de funções orgânicas encontrados em medicamentos, cálculo das concentrações das diluições homeopáticas, ponto de fusão e ebulição de substâncias orgânicas, forças intermoleculares e descrição das novas concepções sobre homeopatia. Os resultados da proposta demonstram que no início apenas 26,7% dos alunos conheciam a temática homeopatia, mas possuíam pouco conhecimento a seu respeito, esta carência de conhecimento é atribuída a poucas publicações da temática em estudo, ao final da proposta 66,7% dos alunos já identificavam uma concepção mais relacionada a homeopatia. A dificuldade em compreender os conteúdos químicos está relacionada aos conteúdos não fazerem sentido para a realidade dos estudantes, aos poucos suas concepções e entendimentos foram construídas e reconstruídas, mediante a problematização e diálogo, pois quando contextualizados e abordados de forma diferente da tradicional, os conteúdos passam a fazer sentido para os alunos. A proposta em estudo atuou de forma estimulante na aprendizagem dos conteúdos químicos e homeopáticos, foi possível abordar com os alunos a importância das funções orgânicas e das propriedades físico-químicas das substâncias homeopáticas, como também a conscientização da automedicação. A temática proporcionou aos alunos serem mais participativos, e se sentirem pertencente a proposta, contribuindo para construção do senso crítico e o empoderamento dos conteúdos químicos relacionando-os ao cotidiano.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.