A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Gracieli Dall Ostro Persich
  • kélli Renata Corrêa de Mattos Estudante de Ciência Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. Bolsista PRO-ICT/UFFS.
  • Aline Teresinha Walczak
  • Gracieli Dall Ostro Persich
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Resumo

Resumo: O ensino de Ciências ainda se configura um desafio para a educação, considerando os diversos aspectos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem, como: as estratégias/metodologias de ensino, a formação adequada de professores de Ciências, o currículo, os manuais escolares, entre outros fatores articuladores e determinantes para o ensino factual de Ciências na escola. Pensando nisso, o presente resumo discute a inserção da experimentação para o ensino de Ciências, apontando para o potencial formativo que essa estratégia pode representar, se bem mediada e encaminhada. Nessa perspectiva, realizamos no âmbito do Estágio Supervisionado em ciências do ensino fundamental, uma atividade experimental sobre misturas heterogêneas, denominada torre de líquidos. A atividade ocorreu simultaneamente em duas escolas da região das Missões do Rio Grande do Sul/RS, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. Durante a realização da atividade em uma das escolas ocorreu um resultado inesperado, trazendo uma reviravolta para o experimento, o que proporcionou um encaminhamento pedagógico discrepante do planejado e um momento formativo único, possibilitando a pesquisa, a investigação e a atuação direta dos sujeitos envolvidos. Foi possível observar como a experimentação aliada ao ensino de ciências confere resultados e/ou conhecimentos significativos aos sujeitos envolvidos, uma vez que os mesmos precisam se posicionar diante de situações adversas ou não, tomar decisões, levantar hipóteses, selecionar, criticar e refletir sobre a prática. Contudo, foi possível observar significativos avanços em relação a compreensão do conteúdo de misturas após a realização do experimento, de forma que os alunos passaram a significar melhor os conceitos teóricos envolvidos.

 

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Experimentação. Misturas.

Downloads

Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino