Proposta de Uso da Bicicleta para Melhoria da Mobilidade Urbana em Maravilha (SC)
Resumo
O tema da mobilidade urbana, especialmente o debate acerca da superação da preponderância do automóvel nas cidades, é bastante atual. Em cidades pequenas, há potencial para o uso da bicicleta como meio de transporte. A cidade de Maravilha, no Oeste Catarinense, apresenta novas possibilidades para uso de espaços ociosos que podem se transformar para ampliar a mobilidade urbana. Propomos, então, discutir novos usos dos espaços públicos a fim de que estes permitam a ampliação de meios alternativos para a mobilidade e a prática de atividades físicas por seus usuários. A partir de 156 respostas a um questionário enviado pela internet, registros fotográficos e levantamento de informações in loco, elaboramos proposta de melhoria de uso dos espaços para implementação de ciclovia/ciclofaixa nas Avenidas Maravilha e Presidente Vargas. Como resultados dos questionários, 85,9% dos respondentes eram mulheres e 14,1% homens, sendo que deste total, 70,5% independentemente do sexo possuem entre 13 e 35 anos. Frequentemente utilizada pela população mais jovem, a bicicleta é um meio de transporte desejado pela população, por oferecer benefícios aos usuários. Assim, 63,5% das pessoas entrevistadas consideram a bicicleta um meio de transporte que oferece uma opção de lazer e ao mesmo tempo gera melhoria da saúde e qualidade de vida, além de uso como prática de esportes (48,1% das respostas). Em relação às dificuldades ao andar de bicicleta, os principais motivos apresentados foram a ausência de ciclovia, seguido por buracos e imperfeições nas vias e pela ausência de segurança. Além da diminuição dos impactos ambientais causados pelo uso de transportes motorizados, a bicicleta é o único meio de transporte de 14,7% dos entrevistados, sendo sustentável e econômico, como afirmam 48,1% dos mesmos. A opção pela implementação da ciclovia/ciclofaixa nos espaços citados justifica-se pela ampla arborização, larga pista de rolagem e boa iluminação pública, elementos atrativos para a realização de atividade físicas. Na Avenida Maravilha, que já possui um espaço destinado a ciclovia, pressupõe-se a sua readequação com pintura e sinalização e remoção de postes da rede de energia que está inadequadamente disposta. Na Avenida Presidente Vargas, sugerimos a implantação da ciclovia no entorno do canteiro central até sua conexão com a Avenida Maravilha, na forma de uma ciclofaixa. Observou-se ampla disponibilidade de espaços na cidade para uso de meios de locomoção alternativos e de prática de esportes. Concluímos, entretanto, que transformar o uso dos espaços não é algo fácil, pois o padrão de mobilidade brasileiro nos últimos 60 anos sempre privilegiou os carros, porém a preocupação social que inclui qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental não deve ser negligenciada. Uma nova cidade inclusiva e sustentável é necessária, para que permita simultaneamente diferentes meios de locomoção, entre eles as ciclovias, e colaborem para uma mobilidade eficiente e segura.
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