ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MEDICINA DE EMERGÊNCIA E TRAUMA

Autores

  • Flávio Lacerda Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alisson Henrique Hammes
  • Barbara Victória Magrim Queiroga
  • Carmélia Camille Ballardin Geara
  • Evilyn Thalia Valandro
  • Fernanda Scatolin Corralo
  • Gleidson de Araújo Félix
  • Iury Daron
  • Jeniffer Charlene Silva Dalazen
  • Kevin Kenzo Oishi
  • Leonardo Figueiredo Menin
  • Luis Felipe Chaga Maronezi
  • Mariana Gregório
  • Marília Sandri
  • Marina Matielo Mezzomo
  • Maurício Ricardo Golfetto dos Santos
  • Michele Zortéa
  • Michelli de Almeida Fleck
  • Natália Bender Führ
  • Patrícia Caroline Chiapetti
  • Paulo Roberto Bernardi Júnior
  • Júlio César Stobbe

Resumo

Dentro de instituições de ensino superior, as Ligas Acadêmicas se organizam como grupos de estudos, com proposito de complementar a construção do conhecimento científico. Dentre as atividades dos grupos, acontecem aulas teóricas, quinzenais, ministradas pelos próprios alunos ou por profissionais convidados. O objeto de estudo nas aulas é escolhido de acordo relevância para a medicina de emergência e trauma, juntamente pela necessidade de acrescer o conhecimento para além da grade curricular obrigatória. O referencial teórico é obtido de literatura científica atualizada sobre o tema proposto. O presente trabalho tem por objetivo aferir o nível de conhecimento dos ligantes sobre os diversos temas abortados, assim como avaliar o conhecimento adquirido em virtude dos encontros do grupo de estudos. A metodologia utilizada foi a realização de questionários pré teste e pós teste, com perguntas direcionadas para o tema em exposição no dia. Os resultados foram examinados por planilhas do Excel. Nesta esteira, observa-se que, alguns conteúdos devem ser reabordados, tal como: Traumatismo crânio encefálico, uma vez que os resultados pré teste e pós teste foram de apenas 68% e 80% de acerto, em média geral simples. Temas como Sepse e Choque demonstram grande aprendizado, tendo seus valores de pré teste e pós teste aumentados de 46,6% para 92% e 60,9% para 89%, melhora de 45,56% e 28%, respectivamente. Para completar, atentou-se para temas que os ligantes já detinham farto conhecimento, como reanimação cardiopulmonar e trauma abdominal, com valores de acerto em pré teste e pós teste de 74,5% para 89% e 76% para 87%, respectivamente. Por fim, conclui-se que as aulas ministradas por ligas acadêmicas têm grande valor na formação do conhecimento médico, uma vez que os resultados pré teste e pós teste demonstram melhora significativa no total de acertos após a apresentação das aulas.

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Publicado

25-10-2018

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Pesquisa