EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Resumo
O empreendedorismo ganhou uma posição importante no decorrer dos últimos anos no Brasil. Hoje é debatido nas universidades e em diversos espaços da sociedade. Ele vem sendo trabalhado em universidades de outros países há muitos anos, e é empregado em seu formato de ensino, contemplando uma formação mais dinâmica e emancipadora, diante de uma realidade cada vez mais desafiadora. O presente estudo teve por objetivo analisar as iniciativas empreendedoras dos universitários nas Universidades Federais do Estado de Santa Catarina, conforme os critérios estabelecidos na pesquisa, sendo eles: Ações originadas pela iniciativa dos estudantes que devem ter sido realizadas por tais; A ação tem que ter sido iniciada a pelo menos seis meses e estar operante; O estudo visa mapear ações empreendedoras dos universitários na universidade, desse modo, ações mesmo que influenciadas pelas instituições, mas que são realizadas externamente a ela não foram consideradas, como exemplo, abertura de empresa. A ação empreendedora deve vislumbrar continuidade, iniciativas isoladas não foram consideradas. Para que o objetivo fosse alcançado, foi realizado um mapeamento das iniciativas empreendedoras, identificando as motivações, dificuldades e as principais contribuições promovidas por essas iniciativas nas universidades, na sociedade e com os estudantes que participam delas. O estudo é de natureza qualitativa, classificada quanto aos fins como descritiva e quantos aos meios como bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada realizada de forma virtual ou presencial, através de uma amostra por conveniência contemplando oito projetos de estudantes que se enquadravam no perfil. Os resultados identificados ao final da pesquisa demonstram que as iniciativas contribuem para a formação dos profissionais nas mais diversas áreas, contribuindo diretamente para uma sociedade mais fortalecida. Além disso, foi possível vislumbrar um importante papel social dessas organizações. Através da análise dos dados, verificou-se que os estudantes encontram barreiras no decorrer de sua trajetória empreendedora na universidade, mas que mesmo assim fomentam o empreendedorismo e as adversidades os fortalecem de forma singular, desenvolvendo uma capacidade particular de resiliência para manter suas ideias em desenvolvimento, construindo um ser diferenciado na sociedade. Após a finalização da pesquisa, duas sugestões foram elencadas, após a identificação de sua relevância e a possibilidade de contribuir de forma singular aos projetos desenvolvidos nas universidades pelos acadêmicos. A primeira sugestão seria a implantação de um espaço de coworking, sendo esse um espaço de construção aos estudantes, possibilitando maior integração entre as iniciativas e a segunda sugestão foi a implantação de uma plataforma online que centralize todas as iniciativas realizadas pelos estudantes, pois será um importante meio para que os demais estudantes encontrem ações de seu interesse.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.