AS DIFICULDADES DA EJA NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK
Resumo
Resumo: O presente trabalho aborda aspectos relevantes sobre o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, localizado na comunidade Centro Novo no assentamento Marcos Freire no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR, bem como a dificuldade de se obter a Educação de Jovens e Adultos EJA no espaço do mesmo. Esse estudo tem como base a pesquisa realizada através do Estagio de observação, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas. O objetivo do estudo realizado na disciplina de Estágio Supervisionado I é analisar o que prevê o Projeto Politico Pedagógico (PPP) da escola bem como contrastá-lo com o que de fato ocorre no espaço escolar. De acordo com as análises realizadas durante o período de Estágio Curricular Supervisionado I, pode-se assim observar, partindo da análise documental do PPP e dos regimentos da escola, que esta se vincula de fato com a educação do campo, pois além de estar localizada em um assentamento da reforma agrária, sua organização pedagógica se estrutura de acordo com os princípios previstos nas diretrizes da educação do campo. O que se pode destacar é que a formação se dá por meio de ciclos de formação, a avaliação é feita por meio de pareceres e há ativa participação dos pais na escola por meio de conselhos de classes participativos e assembleias. Os alunos também se organizam e participam das decisões por meio de núcleos setoriais. Um ponto que merece destaque é o fato de que está previsto no PPP a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no entanto, o colégio não está ofertando essa modalidade de ensino, pois a prefeitura não disponibilizou transporte e o último ano em que ela foi ofertada foi em 2016. A escola tem toda a estrutura necessária para atender essas turmas e está disposta a colaborar com a comunidade para que isso ocorra da melhor forma possível, pois todos têm direito a educação. As autoridades alegam que pelo fato das pessoas morarem muito espalhadas isso gera muitos gastos com o transporte, já que essa “despesa” não é uma prioridade na gestão dos recursos por parte da prefeitura. Ao final do estudo, o que se pode concluir com as análises feitas através da pesquisa no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak é que apesar de todas as conquistas alcançadas pela educação do campo, tais como escolas do campo, escolas itinerantes e formação de professores para atuarem nesses espaços, ainda há um público excluído desse processo pois falta meios de transporte e a educação do campo não vem sendo colocada como prioridade no momento da gestão dos recursos por parte dos governos municipais.
Palavras-chave: Iraci Salete Strozak. PPP, EJA, transporte, aula.
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