A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elisiane Pinto Carvalho UFFS
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Teresinha Walczak Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A História da Ciência tem sido apresentada com mais ênfase na educação básica nos últimos dez anos, por meio da inserção do tema nos livros didáticos. É por meio de estudos históricos que os alunos podem ter uma melhor compreensão do processo de construção do conhecimento científico. Ao trabalhar com a História da Ciência em sala de aula o professor pode contribuir para desarticular as visões equivocadas e promover a construção de novos conhecimentos acerca da natureza da Ciência, o que contribui para a formação crítica do aluno. Para tanto, destaca-se a importância do livro didático como um dos instrumentos que auxiliam o professor no processo de ensinar. Assim, buscou-se contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica aos alunos de Ensino Médio a partir do estudo acerca de aspectos da História da Ciência. O estudo foi realizado no contexto do ensino médio de uma escola pública do município de Guarani das Missões/RS, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC/EM). Na primeira etapa da pesquisa realizou-se uma revisão bibliográfica nos ANAIS do Salão do Conhecimento, evento promovido pela UNIJUÍ, nas edições dos anos de 2007 a 2017, utilizando o descritor “História da Ciência”, no título dos artigos publicados. Foram identificados oito artigos, sendo um artigo no ano de 2017, um no ano de 2016 e seis artigos no ano de 2015.Por meio da análise de conteúdo foram identificadas duas categorias: informativa e investigativa. Dos oito artigos encontrados, dois apresentam a história da ciência sob um enfoque informativo, na intenção de ressaltar algum determinado assunto, como a alimentação e as contribuições da Medicina Veterinária ao longo dos anos; cinco artigos investigam a produção científica apresentando pesquisas sobre a abordagem da História da Ciência nos livros didáticos e na revista Química Nova na Escola; um artigo indefinido no qual a autora investigou sobre o fogo. Na segunda etapa da pesquisa realizou-se análise de livros didáticos de Biologia, de Física e de Química utilizados pela bolsista nos três anos do ensino médio. Foram identificados excertos e quantificados, sendo que a análise evidencia que o livro de Química utilizado no 1º ano do ensino médio é o que mais apresenta excertos relacionados ao perfil do cientista e ilustrações, que apresentam aspectos da história da Ciência. Ainda, destaca-se que quando mencionada, a história da ciência nos livros, é como uma curiosidade e não um estudo aprofundado. Assim, evidencia-se que a História da Ciência tem sido apresentada de forma crescente com o passar dos anos, tanto em pesquisas como em livros didáticos, porém ainda há muito que pode ser apresentado. Ressalta-se a importância em abordar os aspectos da construção do conhecimento científico em sala de aula, pois facilita na investigação e o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno o que contribui para a sua formação.

 

Palavras-chave: Iniciação Científica. Educação Básica. Natureza da Ciência.

 

 

 

Downloads

Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa