ESTUDANDO A MORFOLOGIA EXTERNA DOS INSETOS EM UMA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS
Resumo
Resumo: Dentro dos inúmeros conteúdos da Ciências estudadas no Ensino Fundamental, certamente uma das partes mais extensas é a Zoologia. Desta forma, um dos grandes desafios do professor qualificado à tarefa de ensinar esta parte da Ciência é incitar o discente a descobrir na aula, um instante onde se aprende de uma forma espontânea e também onde a aprendizagem é significativa. As aulas práticas surgem como uma forma de mudar esse contexto, pois além de auxiliarem no entendimento de conceitos científicos, possibilitam aos alunos a compreensão prática dos processos que acontecem no ambiente a sua volta, bem como da suma importância da conservação e valorização de todas as formas de vida que habitam nesse ambiente. Dentre os conteúdos abordados pela zoologia, surge os insetos, que são uma classe de animais do filo arthropoda, com um sucesso evolutivo absurdo e com uma gigante diversidade de espécies. Para um aproveitamento satisfatório do conteúdo mencionado, utilizamos uma aula prática dividida em três partes: a primeira baseou-se em levar os alunos a procura dos mais variados tipos de insetos existentes ao redor da escola; a segunda parte foi fazer a identificação dos insetos encontrados; e a terceira foi uma aula teórica sobre o assunto em questão. A quebra da aula tradicional, proporcionou uma maior interatividade dos alunos em sala de aula, tornando-os ativos e críticos, posteriormente agregando de uma forma saudável a compreensão do conteúdo. Por fim, através das aulas práticas os discentes conseguem visualizar, relacionar, comparar e construir conceitos, uma vez que só a utilização da teoria dificulta estabelecer relação entre o cotidiano e o conteúdo, tornando na maioria das vezes o ensino insatisfatório.
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