MONITORAMENTO DA SALA DE RECURSOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CERRO LARGO- USO DE SOFTWARE PARA PRÁTICAS DE LEITURA EM ALUNOS COM DISLEXIA

Autores

  • Mônica Seidel Vorpagel Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Jeize Fátima Batista
  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves
  • Cláudia Espíndola

Resumo

Resumo: A leitura faz parte do mundo que pede por ela todos os dias e isso a torna relevante e imprescindível para o crescimento intelectual dos indivíduos, bem como para a imersão numa sociedade letrada e em constante mudança. No sistema educacional não é diferente, a leitura está sempre presente. Daí a importância de sua aplicação num contexto letrado e dinâmico, de valorização do aluno a partir de metodologias que possam favorecer e promover o ato de ler para todos. Entretanto, vê-se que nem sempre isso acontece, principalmente quando se trata de leitura para crianças e jovens com dificuldades especiais, como a dislexia, por exemplo. A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e de soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem. A partir disso, este trabalho consiste em aplicar atividades do software desenvolvido pela coordenadora da proposta do projeto de extensão para alunos da rede municipal de Cerro Largo diagnosticados com dislexia. As atividades propostas servirão como estímulos para aumentar a consciência fonêmica, a partir de jogos de identificação e reconhecimento de letras, palavras, frases, rimas e sons, analisando sua eficácia por meio da comparação dos desempenhos obtidos em testes de leitura realizados antes e após a utilização do programa. O objetivo principal deste projeto é colaborar com os professores que atuam na sala de recursos das escolas com ferramentas próprias para estimular a leitura em alunos com dislexia. No período de agosto de 2017 a julho de 2018, desenvolvemos este mesmo projeto em duas escolas da rede municipal de Cerro Largo. Após o término do treinamento com o software foi possível perceber que os participantes demonstraram melhoras significativas em relação a desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica. Também, pôde-se constatar que as crianças desenvolveram sua autonomia promovendo maior confiabilidade e motivação, levando-as a refletir sobre o “lugar” das letras nas palavras, auxiliando na pronúncia por meio da combinação simultânea de estimulação visual e auditiva das palavras. Ao todo foram quinze participantes com níveis de dislexia variados entre intermediário e avançado, sendo que todos demonstraram progressos em relação à leitura. Assim, diante do exposto, pode-se afirmar que o uso do software por crianças e jovens diagnosticados com dislexia tem se mostrado eficaz no que se refere ao progresso de leitura e desenvolvimento da consciência fonológica por parte dos participantes (mesmo que em graus diferentes de progressos). Com tudo, almejamos que este projeto possa continuar auxiliando os profissionais de ensino a desenvolver e utilizar metodologias diferenciadas para trabalhar com as dificuldades apresentadas por alunos com dislexia, sempre respeitando suas limitações e reconhecendo-os como seres humanos capazes, que, mesmo com problemas de aprendizagem, podem vencer os obstáculos e construir seus conhecimentos.

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Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura