REFLEXÕES EM TORNO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROJETO MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO ACADÊMICO (UFFS/CAMPUS CERRO LARGO)
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em divulgar as atividades do projeto de ensino “Monitoria de apoio pedagógico acadêmico” na área de linguagens em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Largo, com vigência entre agosto de 2018 e julho de 2019. Esta monitoria visa proporcionar apoio pedagógico aos estudantes que apresentam baixo desempenho e/ou dificuldades em atividades de leitura e escrita de textos acadêmicos, ao mesmo tempo em que busca, por meio desse atendimento ao aluno, iniciar a monitora (bolsista) na prática docente no ensino superior com caminho para contribuir com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem. Valorizando o pluralismo linguístico e cultural, entendemos que o domínio da leitura e escrita no contexto acadêmico, incluindo conhecimento da norma culta (instituída como dominante devido a questões sócio-históricas atreladas a relações de poder), pode contribuir significativamente para que os estudantes participem ativamente das práticas sociais realizadas na universidade e nela também se constituam como sujeitos críticos. Para o desenvolvimento do projeto, a monitora (bolsista) vem realizando, sob orientação de um professor, as seguintes atividades: orientação e apoio didático-pedagógico a estudantes dos cursos de graduação interessados em questões de leitura e produção de textos, atividades de leitura e estudos em torno da docência e também de conhecimentos mais específicos da área de língua portuguesa. A partir disso, notamos a potência do projeto de monitoria não apenas como um espaço de apoio pedagógico aos estudantes do campus, mas também como uma prática de formação para a monitora bolsista, que vêm observando o quanto a leitura e escrita são habilidades possíveis de serem construídas e, como tal, indispensáveis ao exercício da cidadania em sociedades que se tornaram essencialmente letrada.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.