PROJETO ACOLHIMENTO:
A ATUAÇÃO DO PET PEDAGOGIA
Resumo
Este trabalho é parte de um projeto de extensão realizado com sujeitos que vivem em um dos contextos do “Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes”, na cidade de Chapecó-SC, com vistas à valorização de suas singularidades e relações sociais coletivas, de modo a oportunizar experiências relacionais, lúdicas e culturais, compreendendo o movimento e o brincar enquanto atividades centrais. As experiências são propostas uma vez por semana (às quartas-feiras), no período vespertino, para crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Ao longo deste semestre procurou-se estabelecer uma aproximação aos meninos e meninas do grupo, observando suas ações, modos de expressão e significação, e proporcionando vivências caracterizadas pela ludicidade, a brincadeira, o movimento e outras linguagens. Entre as propostas concretizadas destacamos uma em que foi explorada a sensorialidade a partir da linguagem plástica, com a utilização de tintas guache em diversas superfícies e com instrumentos variados. A situação foi planejada considerando a perspectiva das próprias crianças, interlocutoras do projeto, buscando-se valorizar as suas singularidades, bem como as suas relações no plano coletivo. Em função do modo curioso, autônomo, exploratório e intenso como as crianças expressaram-se concluímos que a linguagem plástica, assim como outras linguagens artísticas, se apresenta como uma das possibilidades de dar sentido ao cotidiano institucional, permitindo às crianças experimentar traços, formas, cores e texturas, ampliando suas representações, narrativas, repertórios lúdicos e imaginários. Durante o processo também alcançamos um objetivo fundamental para a nossa formação como futuras professoras de Pedagogia, ao desenvolver a capacidade de reflexão sobre o valor pedagógico das experiências expressivas, especialmente a linguagem plástica, na infância.
Palavras-chave: Infância. Serviço de Acolhimento. Linguagem Plástica. Crianças. Corpo.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.