DESASTRE NUCLEAR DE FUKUSHIMA COMO TEMÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA
Resumo
Este relato contempla as atividades desenvolvidas junto ao projeto interdisciplinar do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, elaborado na Prática de Ensino com interligação dos demais componentes do semestre especialmente Ecologia. Assim, foi analisada a produção e desenvolvimento de um planejamento de aulas, com 4 horas aulas direcionadas ao 2° ano do Ensino Médio para o componente curricular Biologia. O tema abordado e discutido foi o desastre nuclear de Fukushima, ocorrido em 11 de março de 2011, no Japão. Com o plano concluído, a proposta foi ministrar duas horas aulas no Ensino Médio, sendo que a prática foi realizada na escola Estadual de Educação Básica de um município da Região das Missões-RS. As aulas ministradas foram iniciadas com a leitura de um texto, seguido de uma aula expositiva dialogada com o auxílio de slides e para finalizar assistiram um vídeo com mediação por meio de um resumo do, contendo também um roteiro de questões. Ao relacionar as causas e impactos os estudantes puderam gradativamente construir seus conhecimentos a partir dos conteúdos apresentados, percecendo que a abordagem sobre desastres ambientais é de suma importância, pois apesar das usinas nucleares não gerarem os gases do efeito estufa, o perigo se encontra nos resíduos de alta radioatividade e na possibilidade de acidentes. Esses acontecimentos deixam marcas significativas para os habitantes das regiões afetadas, bem como ao meio ambiente, cuja recuperação pode levar décadas ou séculos. Buscou-se explicar os conceitos de desastres ambientais, discutir como ocorrem os terremotos, as tsunamis e as consequências que a radiação liberada de uma usina nuclear causa para a saúde humana e para o meio ambiente, demonstrando também que apesar do avanço da tecnologia, ainda não existe preparo para a devastação que tais acidentes nucleares provocam, sempre mediando os conceitos por meio de questionamentos e do diálogo formativo para que os estudantes pudessem aprender. O grupo de professores em formação ficou satisfeito com o resultado final do projeto interdisciplinar e da prática realizada em sala de aula, pois ter essa primeira experiência foi gratificante e tornou-se um momento prático do Curso que serviu também para reflexões, diálogos e escritas como este relato, antecedendo a atuação como docentes e a preparação para estágios e a profissão.
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