Educação ambiental e o cuidado da água

Autores

  • Luana Weber Hensing Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alisson da Costa Noll Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um tema de muitas discussões, tanto nacionais quanto internacionais, e em todos os níveis de escolaridade. Pois com o auxílio das diversas áreas do conhecimento pode-se alcançar os resultados desejados dentro e fora do ambiente escolar com foco na preservação do ambiente, consequentemente da realidade vivenciada. Para o qual muitos temas são tratados como a reciclagem, arborização de ruas e/ou avenidas, hortas comunitárias e/ou escolares, compostagens, entre outros de suma importância. No entanto, para este trabalho a problemática em questão refere-se à água, um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, que aos poucos está se tornando mais escassa. Assim surgiu a necessidade de investigar em eventos e periódicos (intervalo de dez anos) a respeito da relação da EA intrínseco a água, como o principal objetivo O estudo pelo recurso da água imbricado na EA é potencializador para evitar o desperdício nas formas de “economizar” e “reaproveitar”, utilizando-se materiais disponíveis no mercado como torneiras e chuveiros econômicos. E também ficar atento a vazamentos, reaproveitar ao captar a água da chuva reutilizando a mesma, como por exemplo, no estado do Rio de Janeiro se estabeleceu uma lei que obriga o reuso da água em postos de gasolina, lavagens, lava rápidos, garagens de ônibus e transportadoras. Outra questão que precisa ser discutida e problematizada é a ausência da temática em Livros Didáticos (LD), pois são temáticas pouco exploradas na grade curricular, sem contar que a formação básica e ensino superior pouco contempla a temática da água. O que precisa de mais atenção, visto que muitos professores ainda se baseiam ao que propõe o LD. Assim, precisa-se abordar maneiras para chamar a atenção principalmente dos alunos, pois, dada a importância da água intrínseca a EA, maior será o interesse das pessoas pelo tema, consequentemente mais impacto nas ações de preservação de um bem considerado finito na contemporaneidade. Importa saber que aprender a ser professor é um processo de formação que tem início, mas não fim e que a mediação nas discussões acerca das questões ambientais é um processo de construção contínua.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Professor. Água.

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino