PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ONG VERDE VIDA
Resumo
Nesta comunicação objetivamos apresentar a experiência vivida em um projeto de extensão sob o título “Reforço Escolar de Língua Portuguesa na ONG Verde Vida”, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) – Assessoria Linguística e Literária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. O objetivo geral do projeto é proporcionar a crianças e adolescentes da ONG o acesso a diversas práticas de letramento. Para isso, uma vez por semana, os licenciandos do curso de Letras Português e Espanhol da UFFS realizam atividades variadas para a formação de leitor e produtor de textos de diferentes gêneros que circulam no ambiente escolar e que também são exigidos para ingresso no mercado de trabalho. O público participante das oficinas é composto por, aproximadamente, 20 crianças e adolescentes, cuja idade varia entre 12 e 17 anos, em sua maioria estudantes da rede pública de Chapecó e que vivem em situação de vulnerabilidade social. O critério utilizado para ingresso nas atividades do projeto é a média – normalmente baixa – do estudante na disciplina de Português no ano em que frequenta a educação básica. O grupo foi dividido em duas turmas, que são atendidas semanalmente, às sextas-feiras, no turno vespertino, totalizando 1h30min de duração cada encontro. A cada semana, realizam-se atividades que despertem o interesse dos alunos, que ampliem a imersão deles na cultura escrita e que supram as dificuldades linguísticas identificadas durante as atividades de reforço escolar na ONG. Já foram promovidas atividades de leitura e interpretação de gêneros orais e escritos variados, bem como desenvolvidas atividades de reescrita dos textos produzidos. O projeto, além de contribuir para a formação social, humana e intelectual das crianças e dos adolescentes participantes, oportuniza aos graduandos de Letras Português e Espanhol a imersão num espaço de atuação não formal, ou seja, distinto dos espaços escolares tradicionais.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.