AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
Resumo
Neste trabalho, objetivamos refletir sobre as contribuições do Projeto de extensão Contação de Histórias da Literatura Nacional e Incentivo à Leitura - Anos Iniciais para a prática pedagógica das professoras da Escola Básica Municipal Clara Urmann Rosa, localizada em Chapecó-SC. As atividades do projeto de contação tinham como objetivo incentivar a leitura de livros infantis nacionais, tendo como alvo as crianças do Ensino Fundamental I. A maioria das contações seguiu a seguinte metodologia: seleção de livro que fizesse parte do acervo da biblioteca da escola, desenvolvimento de roteiro para a apresentação cênica da obra literária, apresentação da obra e debate sobre assuntos apresentados nela. Nesses debates, as professoras da turma (que sempre participaram das contações junto aos alunos) tinham a oportunidade que trazer para as discussões situações do cotidiano das crianças, relações entre educando/educador, educador/educando e escola/educando. Para verificar se o projeto contribuiu para a prática pedagógica das professoras, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, através de um mapeamento, por meio uma ficha de avaliação, com 6 (seis) perguntas abertas e 8 (oito) fechadas, aplicadas às docentes. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que todas (100%) as professoras utilizam a contação de histórias em sala de aula, pois consideram que essa metodologia instiga a imaginação de seus educandos, desenvolve a reflexão e a participação, tornando as crianças mais ativas e autocríticas. O feedback das professoras trouxe novos olhares para a análise das ações do projeto já que elencou as contribuições do projeto para o desenvolvimento de potencialidades, como maior concentração, aumento no interesse pela leitura, maior interação e respeito entre as crianças, o que favorece o bom andamento das práticas pedagógicas propostas em sala de aulas. Ademais, mesmo as professoras já adotando práticas de contação de histórias para seus educandos, elas pontuaram, nas fichas de avaliação, que tiveram a oportunidade de ampliar/aprimorar esta metodologia, já que as ações aplicadas pelas extensionistas utilizaram diferentes formatos para uso desta ferramenta educativa. Deste modo, pode-se dizer que o projeto constituiu-se como uma proposta de formação continuada. Outro ponto destacado nos questionários é que as docentes esperam que ocorra uma segunda edição do projeto, já que apontaram possíveis temáticas que podem ser abordadas em uma nova edição. Por fim, é preciso enfatizar que a literatura tem poder de transformar a sociedade e, somado a isso, o bom planejamento e execução de atividades como esta contribui para a formação de bons leitores e escritores.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.