ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRATICA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jonas Antonio Bertolassi Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim

Resumo

Resumo: Considerando a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão, compreende-se que o estágio obrigatório é uma fase do processo de graduação que proporciona ao acadêmico experienciar os conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos durante a graduação, bem como refletir sobre as diferentes práticas e metodologias, buscando qual melhor se encaixa às variadas situações do cotidiano escolar. Diante disso, este trabalho, tem como objetivo compartilhar o relato de experiência do autor, referente ao processo de estágio supervisionado, da disciplina de “Estágio Curricular Supervisionado: Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrado pela professora Flávia Burdzinski de Souza, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, no semestre 2018/1, no curso de licenciatura em Pedagogia. O objetivo desse estágio foi possibilitar a prática pedagógica e reflexão sobre conhecimentos teórico-práticos referentes às ações pedagógicas, buscando compreender a realidade escolar e contribuir para uma prática de ensino transformadora. Sob uma perspectiva metodológica, o estágio foi desenvolvido em uma turma do segundo ano dos anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales, localizada na área rural do município de Erechim, especificamente no Distrito de Capo-Erê. Partindo do processo de observação e monitoria que totalizaram um período de quinze dias, a temática do estágio proveniente dos anseios e inquietudes das crianças esteve voltada a alimentação saudável, assim, com o intuito de abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, de maneira interdisciplinar, enfatizando os benefícios e malefícios dos diferentes tipos de alimentos para a saúde, o tema gerador do estágio apresentou-se como: “Alimentação saudável e interdisciplinaridade nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: um estudo sobre os alimentos e os reflexos dos hábitos alimentares no condicionamento da saúde corporal”. As intervenções foram desenvolvidas em um período de dez dias consecutivos, por meio de situações de aprendizagens planejadas a partir da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visando atender e desenvolver as especificidades e os aspectos cognitivos das crianças por meio da interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento. Em relação aos resultados, todas as situações de aprendizagem atenderam os objetivos que lhes foram atribuídos, de modo concomitante com as potencialidades da turma. As crianças foram muito recíprocas em relação às propostas, se envolveram, a cada aula vinham com entusiasmo e expectativas, traziam dúvidas, questionamentos, apresentavam seu ponto de vista. Além desse entusiasmo, outro ponto positivo que possibilitou o sucesso da prática foi o número reduzido de crianças, (8) visto que assim, foi possível oferecer um atendimento mais individualizado ás crianças que não conseguiam acompanhar as demais nos processos de ensino aprendizagem, bem como, conhecer e incentivar as especificidades e potencialidades que cada criança necessitava, mais ou menos estímulos. Contudo, esse estágio possibilitou minha inserção no ambiente escolar por meio dos princípios da educação dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando o enlace destes com os princípios e práticas didático-pedagógicas que visam a educação emancipatória, a fim de tornar o ambiente escolar mais harmonioso e promissor, assim como, promover o desenvolvimento integral da criança como futuro sujeito ativo na sociedade contemporânea.

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Publicado

21-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino