ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Resumo
Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as publicações nacionais, no período de 2010/2017, visando a busca pelas principais estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/pedagogos para a efetivação do direito do atendimento educacional de crianças hospitalizadas. Para responder a este objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, com suporte bibliográfico. As fontes utilizadas para realizar a pesquisa foram o banco de dados IBICT do (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e do SciElo (Biblioteca Eletrônica Científica), tendo como descritores de busca “atendimento escolar de crianças hospitalizadas” e “estratégias pedagógicas no hospital”, com o recorte temporal de 2010 até 2017. Como resultados, destaca-se: em relação ao perfil das publicações, a modalidade acadêmica que mais apresentou produções foi a pós-graduação stricto sensu, o Mestrado, e as categorias temáticas que surgiram, após a leitura dos resumos, foram: currículo; contribuições e significações do atendimento educacional nos hospitais; estratégias pedagógicas; e formação dos professores para atuar na área hospitalar. Sobre as adaptações curriculares, ficou evidente que o professor/pedagogo planeja os conteúdos, as atividades, bem como as estratégias pedagógicas, considerando as especificidades e o estado clínico dos alunos/pacientes. A respeito das principais estratégias pedagógicas, constatou-se que as utilizadas com mais frequência são: a ludicidade, a Arte, as TICs e atividades práticas, como experimentos e observações. Conclui-se, que a presença do professor/pedagogo no ambiente hospitalar é importante, pois ele auxilia na efetivação do direito à continuidade do processo de escolarização do aluno que se encontra hospitalizado, contribuindo também em aspectos em aspectos sociais e emocionais.
Palavras-chave: Atendimento educacional. Pedagogia Hospitalar. Estratégias pedagógicas. Direito à educação.
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