RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “VOCÊ SABE LAVAR AS MÃOS?”, PROMOVIDO PELA LIGA ACADÊMICA DE INFECTOLOGIA UFFS EM CONJUNTO COM A LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COM CRIANÇAS DO PROJETO “TRANSFORMAÇÃO EM ARTE”
Resumo
Introdução: A higienização das mãos é o procedimento simples, eficaz e disponível a todos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.1 Intervenções para promover a lavagem de mãos são custo-efetivas, e estima-se que possam salvar milhões de vidas, com grande impacto na saúde pública, já que interromperia a cadeia de propagação através da pele, de doenças infecciosas - causas de morbidade e mortalidade na infância.1,2 Considerando que saúde é temática pertinente na educação infantil, as crianças são um público-alvo promissor para promover a educação em relação à higienização das mãos. Através delas, é possível a criação de hábitos saudáveis por se encontrarem em uma fase decisiva na construção de conhecimentos e aprendizados que refletirão em respostas comportamentais.3 Portanto, ensinar as crianças de forma lúdica poderá favorecer a prática da higienização das mãos de forma correta, somando-se aos trabalhos executados pelos serviços e políticas de saúde, atuando decisivamente na prevenção e promoção da saúde. Objetivos: relatar as conclusões obtidas após a realização do projeto “Você sabe lavar as mãos?” da Linfecto com crianças de um Projeto Social de Passo Fundo. Relato de Experiência: O projeto “Você sabe lavar as mãos?” é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Infectologia (LINFECTO) UFFS para promover a conscientização a respeito do tema de maneira lúdica. Foi realizada em conjunto com a Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) uma ação de Páscoa com as crianças do projeto “Transformação em Arte”, na qual a LINFECTO visava conscientizar as crianças da importância da lavagem de mãos enquanto realizada uma atividade recreativa. A ação aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Salete em Passo Fundo e contou com a presença de membros da liga que realizaram a atividade com a apresentação da importância da higienização das mãos, o ensinamento da técnica correta de higienização e a realização da atividade lúdica do projeto. A atividade lúdica consiste em espalhar uma pequena quantidade de tinta neon, reativa na presença de luz ultravioleta (UV), nas mãos do participante que é então encaminhado a um lavatório comum e, com uso de sabão tradicional, realiza a higienizado das mãos. Feito isso, as mãos são inspecionadas em uma caixa de madeira em cujo interior está instalada uma lâmpada UV e, através de um visor, avalia se restam vestígios de tinta, o que demonstraria imperícia no processo de higienização. A iniciativa atendeu 40 crianças integrantes do projeto durante um intervalo de quatro horas em dois dias de atividade. Conclusões: Percebeu-se que todas as crianças apresentavam vestígios da tinta mesmo após a higienização, o que as deixou surpresas e as atentou para a importância de dedicar maior atenção na realização desse processo. O projeto atendeu suas expectativas de promoção de saúde e prevenção de doenças infecciosas por meio da capacitação das crianças a respeito da higienizarão das mãos enquanto realizava uma atividade educativa e recreativa.
Referências
- PRADO, M F; HARTMANN, T P S; TEIXEIRA FILHO, L A. Acessibilidade da estrutura física hospitalar para a prática da higienização das mãos. Escola Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.2, pp.220-226.
- NESTI, M M M; GOLDBAUM, M. As creches e pré-escolas e as doenças transmissíveis. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro. 2007, vol.83, n.4, pp.299-312.
- JAEGER, H M M. A lavagem das mãos no cotidiano da escola: uma atitude de promoção da saúde. Projeto de pesquisa como pré-requisito para conclusão de curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em saúde. Porto Alegre. 2012.
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