Condições de docência nas redes municipais de ensino na microrregião geográfica de Erechim (2013 - 2016)

  • Roselaine Iankowski Corrêa da Silva
  • Robson Olivino Paim Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Associado à pesquisa do Observatório Geográfico da Fronteira Sul (Netap/UFFS), o presente estudo foi elaborado como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar e teve como objetivo apresentar um panorama das condições de docência nas redes municipais de ensino da microrregião geográfica de Erechim-RS  no período de 2013-2016. Os indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram dados que refletem as condições de formação e trabalho dos docentes em exercício no período investigado e o conjunto das informações, demonstrou a atual situação do quadro docente das escolas dos municípios, expressando elementos da realidade do trabalho docente no recorte estabelecido. Como procedimento metodológico a presente pesquisa foi realizada mediante a análise de dados quantitativos, obtidos em fontes secundárias de informações. A coleta se deu na plataforma do Inep, com levantamento dos indicadores educacionais, de onde foram selecionados aqueles que forneciam dados quanto à Adequação da Formação Docente, Docentes com Curso Superior, Regularidade Docente e Esforço Docente, obtidos e tratados pelo Inep a partir das respostas coletadas no Censo Escolar. Constatou-se que na educação básica regular, em média, mais de 80% dos docentes têm curso superior, enquanto na EJA este valor chega a 95%; quanto ao nível de esforço docente, as médias anuais indicaram que o nível médio de trabalho dos professores está no atendimento de entre 50 e 400 alunos, em um ou dois turnos, em uma ou duas escolas e em uma ou duas etapas da escolarização, sendo que, em média, 50% dos docentes permanecem entre três e quatro anos na mesma escola

Publicado
25-10-2018
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa