NARRATIVAS, CONSTITUIÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Riceli Gomes Czekalski Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Renata Caroline Dias Machado Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

Resumo

A presente pesquisa adere-se ao campo de narrativas, as quais (re)afirmam a importância da linguagem escrita no intuito de rememorar odores e estimular a reflexão para o encontro com a escolha profissional. Objetivou-se analisar as narrativas dos 29 licenciandos que participaram do componente curricular de Prática de Ensino sobre Currículo, Ensino de Ciências e Biologia, durante a 2º fase do curso Ciências Biológicas-licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo para extrair elementos que vinculassem suas afirmações com a escolha profissional. Estas narrativas foram mediadas por meio da descrição e reflexão dos cheiros sentidos em diferentes ambientes e fases de sua formação escolar e acadêmica. Os licenciandos desenvolveram diário de formação, e escreveram sobre três indagações:  o cheiro da escola em que estudou, o cheiro da escola que visitou na prática de ensino e o cheiro da universidade - razões para a escolha profissional. Fez-se então a análise dos excertos de narrativas que foram categorizadas construindo-se os seguintes resultados: i) cheiros da sua escola: - cheiro de pessoas (19), - cheiro de conhecimento(13), - cheiro de natureza (6), - cheiro de compromisso(6), - cheiro de amizade/carinho/infância(5) e , - cheiro de docência(2); ii) cheiros da escola visitada- cheiro de pessoas (11), - cheiro de amizade/carinho/infância(6), - cheiro de natureza(4), - cheiro de conhecimento(4), - cheiro de compromisso(4) e, - cheiro de docência(4). O cheiro de pessoas ser o mais citado demonstra a importância dos licenciandos como futuros professores perceberem que uma escola é composta essencialmente por outras pessoas e que é preciso aprender a conviver com pessoas diferentes, alunos, colegas, servidores; iii) cheiro da universidade: - acompanhar/ensinar estudante(14), - gostar da área da natureza(11), - importância para sociedade(6), - entender a vida(6) e, - inspiração em pessoas(2). A maioria dos licenciandos debruçaram suas narrativas no eixo acompanhar/ensinar estudante, pois as narrativas rememoradas apresentam influência/importância no processo de formação docente e da escolha profissional. Os licenciandos rememoraram lembranças que os constituíram e os constituem, com mediação da metáfora do cheiro, e, as narrativas rememoradas se interconectaram com a escolha profissional e o fazer docente num devir possível.

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Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa