O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: LIMITES E DESAFIOS

Autores

  • Jackson Darlan da Silva UFFS

Resumo

Resumo: A sociedade contemporânea, nos apresenta cotidianamente seus problemas. Contanto, cabe a nós, que a vivemos, identificá-los, analisá-los e tentar resolvê-los. A sociedade do século XXI encontra dificuldade à adaptar-se a essa realidade tecnológica e com a escola não é diferente. A escola recebe alunos aos quais não está adaptada, pois se encontra formulada para ensinar outro tipo de aluno. Sobre esse apontamento, revelam-se duas questões essenciais: Que tipo de aluno temos hoje na escola? E que tipo de escola queremos para nossos alunos? Na tentativa de responder à essas questões é que se desenvolve o projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo do trabalho é apresentar as relações que hoje existem nas escolas dos municípios de Laranjeiras do Sul/PR e Rio Bonito do Iguaçu/PR, visando observar a partir de levantamento e análise de dados, como trabalham os profissionais de ensino perante essa temática. Será ainda utilizada como ferramenta de pesquisa, o contato dos alunos com a tecnologia, fora da escola, e a influência de tal convivência no desenvolvimento dos alunos. Cabe entender ainda como a escola se posiciona sobre esse impasse entre a influência das novas invenções tecnológicas e o estudo escolar. Apresenta-se como uma das questões importantes para resolver os problemas que a falta da conversa entre escola e tecnologia causa aos alunos, tal como é essencial para desenvolver mecanismos e metodologias que façam desses novos inventos, uma evolução e facilidades no modo de ensinar. A pesquisa não é conclusiva.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Escola. Metodologia. Ensino.

Downloads

Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Pesquisa