A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE: ESCOLA DO CAMPO HERDEIROS DO SABER E COMUNIDADE ACAMPAMENTO HERDEIROS DA TERRA DE 1° DE MAIO
Resumo
Resumo: O presente texto é um reflexo da pesquisa em andamento do Trabalho de Conclusão do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul, do Campus Laranjeiras do Sul/PR. Seu objeto de estudo é a Relação entre a Escola itinerante do Campo Herdeiros do Saber e a comunidade em que está inserida. O objetivo da pesquisa é entender como acontece o processo de organização da escola junto com a comunidade, e de que maneira os processos tanto de organizações de espaço quanto de planejamento da gestão da mesma acontecem e quem são os responsáveis para que esses aconteçam. O trabalho visa entender quais os meios que a comunidade encontra para contribuir nos processos de organização e quais são os retornos que a escola oferece para o grupo de famílias que participam da comunidade e da organização da escola. A intenção da pesquisa é apontar os caminhos percorridos por ambas as partes para uma melhor relação da construção do processo de gestão que está vinculada com a realidade do indivíduo enquanto camponês sem-terra. A metodologia será de natureza qualitativa com realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa ainda não é conclusiva.
Palavras-chave: Escola itinerante. Educação do Campo. Relações comunidade e escola. Gestão escolar.
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