A FORMAÇÃO PROPICIADA PELA ESCOLA DO CAMPO OLGA BENÁRIO PRESTES NA AUTONOMIA DE SUJEITOS
Resumo
Resumo: O presente texto reflete a pesquisa em andamento do Trabalho de Conclusão do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR. Tem por objetivo analisar a formação propiciada pela Escola do Campo Olga Benário Prestes na autonomia dos sujeitos, que fica localizada na comunidade Dez de Maio, no Assentamento Celso Furtado, no município de Quedas do Iguaçu PR. A pesquisa é de natureza qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas, com viés etnográfico. Nesse sentido, a autonomia apresenta proposta de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir autonomia dos educandos, valorizando e respeitando a sua cultura, seus hábitos, costumes e seu acervo de conhecimentos empíricos. Vale salientar que com a evolução que estamos vivendo, a escola se torna cada vez mais indispensável para a formação de seres pensantes, críticos e com ideias próprias e inovadoras. Poderão contribuir nessa direção estratégias de trabalhos que sejam capazes de reunir a comunidade em torno da escola, visualizando nela uma aliada para enfrentar seus problemas, construir soluções e propiciar transformações culturais e sociais. A pesquisa ainda não é conclusiva.
Palavras-chave: Escola. Sujeitos. Formação.
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