EFEITOS DE SENTIDO DOS/NOS DISCURSOS SOBRE A REGIÃO DAS MISSÕES DO RIO GRANDE DO SUL: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA
Resumo
O presente resumo vincula-se ao que desenvolvemos junto ao Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Dr.ª Caroline M. Schneiders (Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS). Nosso objetivo nessa pesquisa foi compreender como os discursos sobre que circulam a respeito da história da região das Missões do Rio Grande do Sul (RS) produzem uma memória institucionalizada, a qual, segundo nossa posição discursiva, é marcada pelo esquecimento, silenciando sentidos e memórias outras. Desse modo, interessou-nos refletir como tais discursos são constituídos por uma memória discursiva marcada pelo esquecimento e afetada pela ideologia. Nosso objeto de estudo é constituído pelo Jornal Os Nheçuanos, jornal de circulação na região missioneira que enfatiza a versão da história sob o olhar indígena, e também pelo Portal das Missões, um site institucional que busca trazer informativos sobre a região das Missões/RS e sua história. A partir desse objeto de estudo, realizamos recortes discursivos que compõem o corpus analítico de nossa pesquisa. Percebemos que os discursos sobre a região missioneira retratam a história a partir de um determinado viés que sofre ação direta da ideologia e da formação discursiva do sujeito que a enuncia, podemos considerar que, independentemente do modo que é dito sobre a região das Missões, não há, de fato, uma verdade irrefutável, mas, sim, alguns discursos dominantes, cristalizados neste determinado contexto sócio-histórico, os quais se sobressaem sob outros discursos. Tendo em vista isso, entendemos que, ao refletirmos sobre estas determinações históricas e discursos sobre que circulam na região missioneira, compreendemos os efeitos da ideologia dominante que determina tal contexto sócio-histórico, que produz o esquecimento de discursos outros, silenciando-os, os quais, no entanto, podem irromper no fio do discurso, voltando para serem rememorados e para produzir seus efeitos em função de os discursos serem marcados pela memória discursiva, a qual é marcada pelo esquecimento. O trabalho foi desenvolvido a partir dos pressupostos teóricos e analíticos da Análise de Discurso de linha francesa, articulando à História das Ideias Linguísticas, tal como ambas se desenvolvem no Brasil, nos dias de hoje, tomando como referências os trabalhos de Orlandi (2003, 2005, 2007, 2015), Petri (2004), Venturini (2009), Nunes (2008), Schneiders (2011, 2014), dentre outros. Com base na filiação teórica assumida, o dispositivo de análise que ancora tal estudo é constituído, principalmente, pelas noções de discurso, história, esquecimento, silenciamento e memória, as quais nos permitem explicitar os efeitos de sentidos do objeto em análise.
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