Educação infantil e os jogos e brincadeiras na construção das noções espaciais

Autores

  • Crislaine Vargas Basso
  • Silvania Regina Pellenz Irgang
  • Robson Olivino Paim Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A Geografia é a ciência responsável pelos estudos voltados à relação entre o homem e o espaço. É no espaço que o indivíduo tem contato com o mundo desde os primeiros dias de vida e, por isso, o conceito de espaço constitui um dos elementos de análise mais consideráveis da Geografia. É na a Educação Infantil que a criança passa por um período de significativas aquisições cognitivas do espaço e conhecer melhor esta etapa e seus objetivos, como também, o processo de construção do conhecimento se faz fundamental ao ensino da ciência geográfica. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo principal compreender o processo de constituição da noção espacial nas crianças da Educação Infantil e analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir nesta construção. Partindo de um viés construtivista, fundamentado nas teorias desenvolvidas por de Jean Piaget e Bärbel Inhelder e na análise de um meio midiático de divulgação didático-pedagógica, especificamente, a Revista Nova Escola, como também em demais bibliografias sobre o tema. A metodologia aplicada neste trabalho é qualitativa, buscando compreender e interpretar através da análise dos conteúdos das Revistas e fontes bibliográficas. As amostras analisadas correspondem às edições da Revista Nova Escola, de janeiro de 2010 à dezembro de 2016, inclusive as edições especiais sobre Educação Infantil. Nos sete anos de publicação analisada foram encontradas 14 brincadeiras e jogos diretamente relacionados à temática espacial, seja evidenciado nos títulos ou na análise da proposta de interação com os materiais, sujeitos e espaços propostos em tais atividades. Da análise foi possível depreender a forte vinculação das atividades propostas ao referencial construtivista piagetiano, bem como as possibilidades de desenvolvimento das relações espaciais no cognitivo das crianças, tanto no que se refere às relações topológicas, quanto no referente às projetivas e euclidianas.

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Publicado

01-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino