Sucesso escolar, localização de escolas públicas e variáveis populacionais na área urbana de Erechim-RS
Resumo
A discussão da necessária melhoria da qualidade da educação é um tema que vem sendo debatido há bastante tempo no cenário político-educacional brasileiro. Apesar dos progressos obtidos nas últimas décadas, a educação ainda apresenta graves problemas com a desigualdade no acesso à escolarização, altas taxas de reprovação e evasão escolar, formando um quadro preocupante no que tange aos desafios políticos e educacionais. Neste sentido, o presente trabalho, vinculado ao Observatório Geográfico da Fronteira Sul, buscou relacionar as implicações das variáveis de sucesso escolar, produzidas e divulgadas pelo Inep, com a localização das escolas públicas de Ensino Fundamental na área urbana do município de Erechim-RS e as variáveis populacionais do seu entorno. A metodologia utilizada foi a localização das escolas públicas de Ensino Fundamental da área de estudo, levantamento dos dados populacionais por setor censitário junto ao IBGE, e dos indicadores de sucesso escolar (aprovação, reprovação, abandono e distorção idade/série) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Posteriormente, estes, foram espacializados em mapas e analisados. Ao realizar a espacialização foi possível perceber que o maior número de escolas localiza-se nos setores centrais, menos populosos e com melhores indicadores socioeconômicos; já nos setores mais populosos e com níveis socioeconômicos de médio a baixo, há menos instituições de ensino públicas, assim como manifestado déficit de instituições em setores censitários mais recentes provindos da recente expansão urbana. Evidenciou-se, também, predomínio de instituições vinculadas à rede estadual de ensino nas áreas centrais e daquelas vinculadas à rede municipal das demais áreas, o que indica maiores desafios à esta rede no enfrentamento do fracasso escolar manifesto em maior evidência nos setores censitários de índices socioeconômicos menores. A pesquisa notabilizou a importância de estudos que considerem os indicadores mencionados no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas, com foco na qualidade social da educação e do planejamento urbano no que se refere à implantação de novas unidades de ensino e também para avaliação e (re)organização das escolas existentes, assim como a questões tangentes ao transporte escolar público.
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