BROTAMENTO DE BATATAS E O ENSINO PELA PESQUISA

Autores

  • Diego Melo Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann Ciências Biológicas, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul,
  • Amanda Knob Back
  • Dyessica Siochetta Gomes
  • Juliana Raquel Morin
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul

Resumo

RESUMO: As atividades práticas são comumente utilizadas como metodologia de ensino, especialmente na área das Ciências, sob a forma de aulas laboratoriais, porém, em geral, o aluno e o professor tendem a ficar presos ao roteiro da atividade. Com o Ensino pela Pesquisa, o aluno tem um papel interativo na produção de seu conhecimento, pois por meio de questionamentos o aluno observa, elabora hipóteses, busca fontes e referências, realiza experimentação e analisa os resultados, gerando uma aprendizagem que se torna significativa. No componente curricular de prática de ensino da terceira fase do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul, foi solicitada a realização do processo de brotamento de batatas, no qual  o grupo de autores deste trabalhos realizou-o com cinco batatas, sendo estas inglesa e doce, tanto branca quanto rosa, de origem rural e de mercados, a fim de se observar as possível diferenças entre estas. O experimento durou cerca de 5 semanas, sendo que todas as batatas foram dispostas parcialmente na água em vidros transparentes. As alterações ocorridas em cada uma das batatas foram observadas e fotografadas diariamente, sendo compartilhadas com os demais colegas em facegrupo.  As batatas foram levadas à sala de aula, onde foi socializado o experimento e seus resultados, sendo posteriormente plantadas no solo para novas observações. Também fora solicitado a elaboração de um vídeo sobre o experimento, no qual deveriam constar as hipóteses iniciais e finais resultantes deste.  No decorrer da atividade, observou-se que as batatas de origem rural obtiveram maior êxito no processo de brotamento e continuaram a crescer quando plantados em solo, em contraste às compradas nos mercados, que chegaram a não apresentar brotos e apodreceram, devido aos processos físicos e químicos pelo qual essas batatas são submetidas. O Ensino pela Pesquisa facilitou a aprendizagem do conceito e mostrou seu caráter significativo para que posteriormente seja desenvolvido como metodologia de ensino nas salas de aula de atuação dos futuros professores de Ciências/Biologia.


Biografia do Autor

  • Diego Melo Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo

    Graduação em andamento em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é Bolsista de Apoio à Política de Acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS)

  • Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann, Ciências Biológicas, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul,

    Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo - RS

  • Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação nas Ciências. Professor Adjunto de Prática de Ensino, Tutor do PetCiências- FNDE-MEC/UFFS, Pesquisador Líder do GEPECIEM, Licenciatura em Ciências Biológicas, UFFS

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino