O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ELIS JOSIANE SPOHN BEVILAQUA UFFS ERECHIM
  • GESSICA CAROLINE ALBERTI DALLAGNOL
  • DHARA CRISTINA BEBER
  • LISIANE FATIMA SEIBEL
  • ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT

Resumo

Resumo: O presente estudo discute como o trabalho pedagógico com oralidade vem se desenvolvendo nos ambientes escolares. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo, aplicando um questionário para 11 educadores sobre as práticas realizadas por eles nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas dos municípios de Erechim, Gaurama e Viadutos/RS. As questões colocadas no trabalho foram elaboradas na direção de compreender o conceito de oralidade e os métodos de ensino ideais para o desenvolvimento intelectual das crianças na busca pela melhoria da sua expressão oral. A partir dos resultados do estudo, é possível afirmar que os entrevistados compreendem o que é a oralidade, porém, ao questioná-los sobre a metodologia de ensino que aplicam para o desenvolvimento da criança, nota-se que quase metade dos profissionais limita-se apenas à contação de histórias. Os demais responderam que utilizam outras estratégias, como o trabalho com trava-línguas, quadrinhas, músicas, poemas, fábulas, jornais, revistas, piadas, cantigas, reportagens, teatro, crônicas, receitas, etc., objetivando o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa constatou também que a oralidade é uma forma de comunicação indispensável na vida das pessoas e que talvez a forma de trabalhá-la nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental possa ser revista por parte dos docentes, já que a oralidade deveria ter a mesma importância que a gramática e a produção textual. Observou-se, ainda, que muitos professores prezam por uma boa escrita, mas não percebem que, se o aluno souber se expressar oralmente e aprofundar o seu senso crítico, consequentemente sua escrita terá maior fluência. Por fim, conclui-se que a oralidade, a escrita, a leitura e a gramática devem ser trabalhadas juntas, de forma que uma complemente a outra.

 Palavras-chave: Oralidade. Ambientes escolares. Métodos de ensino.

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Publicado

01-10-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa