PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA MANUAIS ESCOLARES DE PORTUGAL

Autores

  • Naiára Berwaldt Wust Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo
  • Kélli Renata Corrêa de Mattos
  • Daniele Folmann
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo

                                                       PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA MANUAIS ESCOLARES DE PORTUGAL

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                Naiára Berwaldt Wust(apresentador)1

                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Kélli Renata Corrêa de Mattos2

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Daniele Folmann3

                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Roque Ismael da Costa Güllich4

 

 

Resumo: A tradição na formação de professores, dentro da Educação em Ciências é uma forte perspectiva de pesquisa e atuação, porém, em contexto brasileiro pouco tem produzido nos últimos anos em termos de propostas curriculares de formação e ensino de Ciências que estejam alinhadas, no sentido de diretrizes curriculares nacionais, ainda que exista diversidade de propostas curriculares, de ensino e de formação de professores de Ciências. Importante também ponderar que os livros didáticos brasileiros não sofrem a influência da perspectiva crítica como proposição didática. A perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação de professores em Ciências, de tradição portuguesa, inspira este projeto de pesquisa, a fim de compreender como os materiais didáticos – manuais portugueses promovem o PC no ensino de Ciências. Posteriormente será traçado um comparativo entre as perspectivas do Brasil e Portugal em relação a estratégias de ensino nos manuais escolares. Para tanto está sendo realizada uma pesquisa qualitativa, com análise documental de manuais escolares portugueses, buscando identificar em seu enredo, quais as metodologias utilizadas, bem como o potencial das mesmas, para o desenvolvimento do PC. Assim, serão selecionados os manuais escolares portugueses que abordagem conteúdos relativos aos seres vivos (equivalentes no Brasil ao 7ºano do Ensino Fundamental), para proceder-se análise por unidade de registro, verificando a presença e frequência das estratégias, como prescrevem referencias da área denominando-se análise de conteúdo. Tendo como intenção estabelecimento e compreensão de quais são as estratégias que melhor promovem o desenvolvimento do PC, no ensino de Ciências. Acredita-se a que a promoção do pensamento crítico em Ciências seja um caminho viável para fortalecer a educação científica no Brasil, e para tanto é necessário o resgate e desenvolvimento de metodologias de ensino comprometidas no desenvolvimento de habilidades de pensar e agir criticamente, compromisso inicial deste estudo.

 

Palavras-chave: Estratégias de ensino. Didática. Ensino de Ciências. Currículo. Reflexão Crítica.

 

Categoria: Pesquisa

Área do Conhecimento: Ciências Humanas

Formato: Comunicação Oral

 

1 Estudante de Ciências Biológicas-Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Campus Cerro Largo/RS. E-mail: nayara.wust@gmail.com

2 Estudante de Ciências Biológicas-Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Campus Cerro Largo/RS e Bolsista PRO-ICT/UFFS. E-mail: kellic.mattos@gmail.com

3 Estudante de Ciências Biológicas-Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Campus Cerro Largo/RS. E-mail: danielyfollmann@gmail.com

4 Doutor em Educação nas Ciências, Professor Adjunto de Prática de Ensino  e  Estágio  Supervisionado  em  Ciências  e  Biologia  da  UFFS. Pesquisador Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM/CNPq/UFFS.  Tutor do PETCiências/UFFS, bolsista MEC-SESu/FNDE. E-mail: roquegullich@uffs.edu.br

 

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Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa